O que é a modernidade líquida de Zygmunt Bauman?
Você já ouviu falar sobre o termo “modernidade líquida”? Hoje vamos entender um pouco sobre o que quis dizer Zygmunt Bauman e refletiremos sobre este mundo imediatista que tem perdido a noção do valor real das pessoas e das coisas.
O que é a modernidade líquida de Zygmunt Bauman?
Zygmunt Bauman foi um sociólogo e filósofo polonês que falou primeira vez sobre o termo “modernidade líquida” para definir uma sociedade baseada no momentâneo e nas constantes mudanças.
Estamos deixando de enxergar os milagres cotidianos
Altair Fonseca, em vídeo da Conversa Filosófica, disse: “O problema é que quanto mais expostas, quanto mais estímulos, quanto mais informações, mais as pessoas vão se desligando, mais as pessoas vão perdendo o prazer pelas coisas simples, pelos milagres cotidianos”.
Existem coisas lindas e animadoras que acontecem diariamente na vida de todas as pessoas, mas que infelizmente, a maioria das pessoas não está preparada para desfrutar. Na verdade, é a agitação dos tempos modernos que faz com que tudo seja imediato e perca valor. Não adianta fazer muitas coisas se nenhuma delas faz sentido para nós. Pense nisso!
Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a evangelizar!
Referências:
1. FONSECA, A. O. O que é a modernidade líquida de Zygmunt Bauman? Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UrSZwpkxs1g. Acesso em: 26 de fevereiro de 2024.