Católicos podem ser maçons?
A maçonaria está presente ao redor do mundo e possui uma grande influência. Mesmo realizando boas obras, o grupo esconde várias práticas por trás de suas reuniões secretas. Uma delas é a ideia anti-católica, presente na filosofia maçônica há muitos séculos. Vale lembrar que obra de caridade sem o amor a Deus são realizadas até por grandes criminosos, não sendo este um critério para validar qualquer movimento.
- Veja também: Misturar coaching com o Evangelho? Professor Rafael Brito fala sobre o perigo de seguir pessoas como Pablo Marçal.
Por que católicos não podem ser maçons? | Bernardo Küster
Você conhece a maçonaria e os aspectos obscuros que estão por trás da sua filosofia? “Liberdade, fraternidade, caridade” para se tornar um homem de virtudes pode até soar bonitinho, mas carrega uma profunda ideia anti-católica. Assista ao vídeo e entenda porque um católico jamais poderá ser maçom.
A seguir, você confere um documento da Igreja que tem a aprovação de São João Paulo II e fala com veemência sobre a possível relação de católicos com a maçonaria. Leia com atenção:
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ
DECLARAÇÃO SOBRE A MAÇONARIA
Foi perguntado se mudou o parecer da Igreja a respeito da maçonaria pelo fato que no novo Código de Direito Canônico ela não vem expressamente mencionada como no Código anterior.
Esta Sagrada Congregação quer responder que tal circunstância é devida a um critério redacional seguido também quanto às outras associações igualmente não mencionadas, uma vez que estão compreendidas em categorias mais amplas.
Permanece portanto imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçônicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja e por isso permanece proibida a inscrição nelas. Os fiéis que pertencem às associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão.
Não compete às autoridades eclesiásticas locais pronunciarem-se sobre a natureza das associações maçônicas com um juízo que implique derrogação de quanto foi acima estabelecido, e isto segundo a mente da Declaração desta Sagrada Congregação, de 17 de Fevereiro de 1981 (cf. AAS 73, 1981, p. 240-241).
O Sumo Pontífice João Paulo II, durante a Audiência concedida ao subscrito Cardeal Prefeito, aprovou a presente Declaração, decidida na reunião ordinária desta Sagrada Congregação, e ordenou a sua publicação.
Roma, da Sede da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, 26 de Novembro de 1983.
Joseph Card. RATZINGER
Prefeito
+ Fr. Jérôme Hamer, O.P.
Secretário
Reflita. Muita gente busca um senso de pertencimento na comunidade maçônica, além de benefícios financeiros e influência. Essa busca não seria necessária se houvesse uma compreensão adequada do Evangelho por parte dos católicos tíbios, que são facilmente seduzidos por uma bela retórica. É tempo de estudar e rezar, pois o povo de Deus tem se perdido por falta de conhecimento.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
KÜSTER, B. P. Por que católicos não podem ser maçons? | Bernardo Küster. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=exTdQ4iTZPk>.
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. DECLARAÇÃO SOBRE A MAÇONARIA. Disponível em: <https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19831126_declaration-masonic_po.html> Acesso em: 22 de janeiro de 2024.