O que é a oração mental? Junior Volcan, da Minha Biblioteca Católica, te ajuda a entender
Você tem dificuldades em concentrar-se na oração e se confunde com vários manuais de preces milimetricamente ajustadas para cada momento do dia? Muita gente acaba caindo num automatismo com aparência de piedade, mas que não causa efeitos reais na vida. O que pode estar errado? Precisamos entender o que é a oração mental para darmos um passo além.
Jesus nos ensina a rezar
Além de ensinar a oração do Pai-Nosso, Jesus também nos indicou a disposição interior de quem quer se colocar na presença de Deus, você lembra?
Junior Volcan, em vídeo sobre a oração mental, disse: “A oração mental é esse tipo de oração onde o próprio Cristo nos ensinou que nós devemos nos fechar no nosso quarto e, estando então sozinhos, falar a Deus no oculto, falar a Deus naquilo que é a nossa intimidade com Ele”.
Entra no quarto do seu coração, esconda-se da inquietante agitação do mundo e passe um tempo na presença do Senhor. Essa busca pela oração mental é fundamental para que tenhamos uma real intimidade com Deus e não uma vida espiritual automatizada. Afinal, a vida é dinâmica e é necessário que você queria entregar ao Senhor tudo o que você sente e faz, nessa alternância de emoções que é a tônica da vida humana. Deus é bom, sabe das suas limitações e te espera para um encontro diário.
O que é a oração mental?
Você sabia que existem dois tipos de oração pessoal? A doutrina dos santos nos ensina que há, basicamente, dois tipos: a oração vocal e a oração mental. A oração vocal é a mais comum. É aquela que fazemos quando rezamos o breviário, o rosário, novenas e demais orações que nos ajudam a colocar-nos diante da presença divina. Entretanto, há também um outro tipo – a oração mental. Esta oração pode ser definida como um diálogo, uma conversa espontânea diante da presença amorosa de Deus, que pode ser feita tanto em voz alta quanto no silêncio de nosso coração.
Para Santa Teresinha, a oração mental é um suspiro de um coração para outro coração. Santa Teresa d’Ávila também ensina que esta oração é um trato de amizade com Deus. E, além disso, muitos outros santos também a recomendam e ensinam maneiras de realizá-la, mas todos são unânimes: é uma oração essencial para nós. No vídeo a seguir, Junior Volcan te ajuda a entender o que é a oração mental e como aplicá-la em sua vida, para que sua alma esteja mais próxima de Nosso Senhor. Assista:
Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!
Referências:
VOLCAN, J. O que é a ORAÇÃO MENTAL? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NR-b2m63TdY>.