São João Maria Vianney, o padroeiro dos sacerdotes, em frases e curiosidades
São João Maria Vianney nasceu em Dardilly, no ano de 1786, e enfrentou o difícil período em que a França foi abalada pela Revolução Napoleônica. De origem humilde, este simples e religioso camponês não tinha muitas habilidades. Percebia desde cedo sua vocação ao sacerdócio, mas antes de sua consagração, chegou a ser um desertor do exército, pois não conseguia “acertar” o passo com o seu batalhão. Todos os anos, no dia 4 de agosto, comemoramos o dia de São João Maria Vianney, que também é o Dia do Sacerdote.
Veja também:
Um modelo para todos os sacerdotes, pela graça de Deus
A sabedoria de Deus parece loucura para os homens e confunde a mente dos soberbos deste mundo. Isso aplica-se claramente ao exemplo de São João Maria Vianney, que começou a ler e escrever somente aos 18 anos.
Cristão íntimo de Jesus, servo de Maria e de grande vida penitencial, somente graças à vida de piedade é que conseguiu chegar ao sacerdócio, porque não acompanhava intelectualmente as exigências do estudo do Latim, Filosofia e Teologia da época.
Aceitando ser cura da pequena aldeia “pagã” chamada Ars, transformou o lugar para sempre e passou a ser conhecido como o Cura d’Ars. São João Maria Vianney consumiu-se durante 40 anos, chegando a permanecer 18 horas dentro de um confessionário, alimentando-se apenas de batata e pão. Modelo irrepreensível de religioso, o santo é padroeiro dos sacerdotes e mostra como a graça de Deus age poderosamente através da fé e da penitência.
Curiosidades sobre São João Maria Vianney
O apostolado totalmente entregue às almas foi intensamente vivido, integralmente fiel à vocação. No confessionário, o santo dedicou grande parte do seu tempo e viveu momentos marcantes e curiosos.
Um dia, ele saiu do confessionário e foi falar com um jovem que estava na fila da Confissão e lhe disse: “Olha, eu estou vendo o demônio como uma abelha voando em volta de você, dizendo para você não confessar aquele pecado… mas pode confessar, porque eu já sei o que é.
Certa vez, ele estava confessando as pessoas, e o sacristão veio lhe dizer que seu quarto estava pegando fogo. Ele calmamente disse ao homem: vá lá e apague o fogo, vou ficar aqui confessando. É o demônio; ele não pode pegar o pássaro, então está queimando a gaiola.
Havia um homem pecador que relutou muito em confessar-se com São João Vianney, porque tinha medo da penitência que ele lhe imporia. Mas um dia tomou coragem e foi se confessar com o santo. E eis que este lhe deu uma penitência suave. Então, o penitente estranhou e pergunto ao santo: “só isso?” Ao que São João lhe respondeu: eu queria lhe dar uma penitência pesada, mas pode ser que você não a cumpra, então deixa que eu a cumprirei para você.
Algumas frases do santo Cura d’Ars
- “Virá o tempo em que os homens estarão tão cansados dos homens que não se poderá mais falar-lhes de Deus sem fazê-los chorar”.
- “Quanto é triste um padre que não tenha vida interior. Mas para tê-la, é preciso que haja tranquilidade, silêncio e o retiro espiritual”.
- “As nossas culpas são um grão de areia comparadas com a grande montanha da misericórdia de Deus”.
- “O bom Deus é mais rápido para perdoar um pecador arrependido que uma mãe para puxar o seu filhinho para fora do fogo”.
- “O bom Deus faz por mim um pequeno milagre toda noite. Antes de dormir, não aguento mais; e de manhã já estou em forma”.
- “O coração de Maria é tão terno conosco que, em comparação, os de todas as outras mães juntas formam só um pedaço de gelo”.
- “As tentações não têm nenhum poder sobre um cristão cujo coração é verdadeiramente dedicado à Virgem Maria”.
Como é lindo ver o que Deus faz com aqueles que se abandonam totalmente e confiam na Divina Providência. Que diante do exemplo e pedindo a intercessão de São João Maria Vianney, você e eu possamos dar passos firmes na fé, assumindo com coragem a missão que o Senhor tem para nós.