Você sabe o que é a estudiosidade?
O que é a estudiosidade? Mesmo que o corretor ortográfico não reconheça, essa palavra existe e indica uma característica fundamental para a vida intelectual. Sem mistérios, a estudiosidade é simplesmente o atributo, a qualidade da pessoa que se dedica ao estudo. Essa característica é fundamental para os que buscam avançar no conhecimento da verdade.
Veja também: Aprenda a estudar meditando com o auxílio de Santo Agostinho, Hugo de São Vítor, e padre Paulo Ricardo.
Sobre o conhecimento
Santo Agostinho diz: “Que eu te conheça, ó conhecedor meu! Que eu também te conheça como sou conhecido! Tu, ó força de minha alma, entra dentro dela, ajusta-a a ti, para a teres e possuíres sem mancha nem ruga.”
Para buscarmos o verdadeiro conhecimento, precisamos pedir o auxílio do autor de toda a ciência que é Deus. Ele nos inspira e abre caminhos na nossa vida intelectual para que exercitemos a estudiosidade e colhamos os melhores frutos.
Reflexões sobre a estudiosidade
No vídeo a seguir, vamos refletir sobre a estudiosidade e seus efeitos na nossa vida prática, com o auxílio do padre dominicano francês A. D. Sertillanges. Assista e compartilhe:
O conhecimento que nos alegra
G. K. Chesterton disse: “Para o homem moderno, os céus estão realmente embaixo da terra. A explicação é simples: ele está de ponta-cabeça, o que constitui um pedestal pouco resistente para apoiar-se. Mas quando ele houver novamente descoberto os próprios pés, saberá disso. O cristianismo satisfaz de
repente e à perfeição o instinto ancestral do homem de estar virado para cima; e o satisfaz plenamente neste sentido: com seu credo a alegria se torna algo gigantesco e a tristeza algo especial e pequeno”.
Quando nos empenhamos no estudo das verdades eternas e começamos a vislumbrar um pouco do que os santos experimentaram, a alegria do cristianismo preenche a nossa vida. Estudo e oração devem caminhar juntos e a graça de Deus se faz presente na vida daquele que crê.
Inscreva-se no canal de Altair Fonseca no YouTube.