Professor Guilherme Freire e um guia prático da vida espiritual
Todas as pessoas querem ser felizes, mas com tanta informação desencontrada são poucos os que conseguem ter uma vida equilibrada. A espiritualidade é fundamental para que não sejamos levados pela confusão dos tempos atuais. E que tal um guia prático neste sentido?
Veja também: Por que cresce o desânimo existencial? Como superá-lo?
O espaço de Deus na alma
Santa Teresa Benedita da Cruz diz: “Dar espaço a Deus na alma, significa empreender uma luta sem medida contra a própria natureza, é abraçar a própria cruz e abandonar-se à crucifixão”.
Você precisa entender que há um espaço de Deus na nossa alma. Quando tentamos preencher este espaço com qualquer outra coisa que não seja o Senhor, nos tornamos desequilibrados e infelizes. Isso explica a grande desordem que domina a vida de muita gente e faz com que tantos não saibam o real sentido de sua existência.
Um fato diabólico
Sabendo que precisamos abraçar a nossa cruz e empreender uma luta contra a nossa própria natureza, podemos avançar ao próximo passo: reconhecer a nossa fraqueza, nos arrepender de nossas faltas e pedir perdão a Deus pelos nossos pecados.
Professor Guilherme Freire diz: “Claramente, obviamente, é diabólico o fato de você ter vergonha de confessar mas não ter vergonha de cometer o pecado. Isso é claramente demoníaco”.
O professor nos alerta de que o inimigo de Deus vai tentar de tudo para te atrapalhar na sua vida espiritual. Uma das questões que mais travam a caminhada das pessoas na Igreja Católica é a vergonha de confessar seus pecados. O diabo sabe muito bem disso e vai usar das mais diversas artimanhas para manter alguém em estado de pecado mortal, afastado da graça de Deus.
Professor Guilherme Freire e um guia prático da vida espiritual
Professor Guilherme Freire diz: “A nossa geração é nada perto do que é a Providência Divina”. E ele tem razão, já que basta um olhar mais atento para perceber que Deus nunca perdeu o controle da história. Nós, por outro lado, muitas vezes nem lembramos o que comemos na última refeição.
Para ordenar a vida, precisamos da graça de Deus, da qual só participamos quando frequentamos os Sacramentos e temos vida espiritual. Entenda melhor essa realidade na live a seguir, do professor Guilherme Freire:
Você ama a Deus?
Santa Teresa Benedita da Cruz diz: “Se Deus está em nós, e se Deus é amor, é inevitável que nós sejamos irmãos: por isso o nosso amor pelo próximo está na medida do nosso amor por Deus”.
Toda verdadeira espiritualidade nos leva a amar a Deus, e quem ama a Deus, ama também o seu irmão. Sendo assim, percebemos que os principais problemas da humanidade podem ser resolvidos a partir de uma conversão interior individual. O mundo muda quando você e eu mudamos, movidos pela graça de Deus. Vamos fazer a nossa parte?
Inscreva-se no canal do professor Guilherme Freire no YouTube.