A aparição de Nossa Senhora de La Salette e o santuário na montanha
Hoje vamos saber um pouco mais sobre Nossa Senhora de La Salette e as aparições da Virgem Maria em uma linda região dos alpes franceses. La Salette fica na França, porém, bem distante de Paris, onde chega a maioria dos voos comerciais que partem do Brasil. A localidade fica quase encostada na fronteira com a Itália, mais perto de Turim, a cidade de São João Bosco.
La Salette é uma aldeia que só dá o nome à aparição, já que a capital da região e sede do bispo diocesano é Grenoble. A cidade onde aconteceram os fatos mais ligados à aparição é Corps. Desde Paris há muitos trens para Grenoble, pois trata-se de uma região muito frequentada pelo turismo.
Veja também:
Entendendo a aparição de Nossa Senhora de La Salette
Tudo começou com uma aparição da Virgem Maria a dois pastorinhos – Marimin Giraud e Mélanie Calvat – em uma montanha pero de La Salette, na França, no dia 19 de setembro de 1846, por volta das três horas da tarde. Na ocasião, fazia muito sol e as crianças viram numa luz resplandecente uma bela dama vestida de maneira peculiar. Ela falava alternadamente em francês e no dialeto local, o occitano.
Ela estava sentada sobre uma pedra, e as crianças relataram que a “Belle Dame” estava triste e chorando, com seu rosto descansando em suas mãos. A Bela Senhora pôs-se de pé. E disse: “Vinde, meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para vos contar uma grande novidade”.
As mensagens de Nossa Senhora de La Salette foram deixadas em formas de regras e conselhos, seguidos até hoje por seus missionários e que tratam, entre outros fatores, do amor ao próximo, da obediência e da reconciliação. Além disso, Nossa Senhora também falou sobre a necessidade da caridade, ausência de bens materiais, piedade, penitência, humildade e modéstia, bondade, cuidado com os enfermos e, é claro, sobre a necessidade de muitas orações.
A Basílica de Nossa Senhora de La Salette
A aparição da Virgem Maria nos Alpes da França é uma das mais famosas dos tempos contemporâneos e originou a igreja conhecida como Basílica de Nossa Senhora de La Salette (em francês: Sanctuaire Notre-Dame de La Salette) muito procurada por fiéis para turismo religioso, inclusive por sua localização com vista privilegiada, o clima e o silêncio que contribuem para quem quer entrar em oração.
Caminhando pelos arredores da basílica, os peregrinos encontram um curto trajeto que leva até o local da aparição da Virgem Maria, chamado de Vale da Aparição. Neste vale, três estátuas de bronze representam as 3 fases da aparição – o pranto, as mensagens e a partida – descritas pelas crianças em riqueza de detalhes.
Outras curiosidades nos detalhes da estrutura que abriga o santuário:
- Estruturas dos tempos de império bizantino formam duas colunas no interior da basílica, delimitando sua nave;
- As três fases da aparição de Maria também estão representadas na parte interna por três medalhões que retratam o pranto, a mensagem e a partida;
- Os peregrinos podem visitar um pequeno, porém, bem completo museu instalado dentro da igreja com documentos e outros itens da história de La Salette.
Missionários de Nossa Senhora de La Salette espalham mundo afora as suas regras e ensinamentos que são cada vez mais urgentes. Afinal, o mundo precisa ainda mais de conversão, penitência e oração. Aqui no Brasil, algumas cidades já abrigam santuários de La Salette com espaços para orações e para receber peregrinos, pensados em formatos semelhantes ao da basílica original, na França.
Terminamos este conteúdo com uma oração: