A Virgem Maria Santíssima é Rainha e Advogada nossa
Com um véu de pureza, o Senhor adorna a Virgem Maria Santíssima que foi concebida sem pecado. Escolhida para a missão de ser a mãe do Deus que se encarnou, Maria é a esposa do Espírito Santo. Além disso, como se não bastasse, a mulher que pisa na cabeça da serpente é nossa advogada e intercede a Deus por nós. Como mãe de Deus, Maria é também mãe da humanidade e uma mãe sempre olha com amor cheio de ternura para todos os seus filhos.
Veja também:
Contemos com a intercessão da Virgem Maria Santíssima
Deus pode tudo e não cabe a nós tentarmos penetrar em todas as entranhas de seus desígnios perfeitos. Por acaso você sabe como funciona perfeitamente o seu organismo? Sabe como as plantas são cultivadas e crescem até quando estamos dormindo? O processo do envelhecimento pode ser entendido por qualquer pessoa leiga no assunto? Como o sol se mantém em sua posição e a terra gira em torno dele? Como uma floresta tem milhões de árvores, que possuem milhares de folhas e nenhuma folha é igual a outra? Você consegue explicar todas essas questões e tantas outras sobre as coisas que nos cercam?
Pois bem, somos incapazes de entender completamente até mesmo as criações e temos a audácia de tentar entender a vontade e os planos do Criador. O ser humano é soberbo, vaidoso e “se acha” mesmo! Com a Virgem Maria Santíssima é exatamente o contrário: a ela, uma virgem mansa, humilde e serena, Deus escolheu como instrumento para vir a nós. Você e eu precisamos entender que ser a mãe de Deus não é missão de uma mulher qualquer. Por isso, uma entre todas foi a escolhida e Maria deve ser louvada como A mulher bendita entre todas as mulheres.
Sobre isso eu fiz um vídeo que nos ajuda a entender como podemos estar desperdiçando um grande auxílio espiritual quando não recorremos à intercessão da Virgem. Assista e inscreva-se no meu canal.
Dica de leitura: Tratado da Verdadeira Devoção À Santíssima Virgem, de São Luis María Grignion de Montfort
O livro que citei no vídeo transformou a minha relação com a Santíssima Virgem Maria e intensificou minha fé em Jesus Cristo. Sempre com a poderosa intercessão da Mãe, venho alcançando graças e quando olho para o lugar onde estava, louvo a Deus por ver de onde Ele me tirou.
O livro não é indicado apenas para aqueles que possuem o desejo de consagrar-se, mas para aqueles que querem ter um contato maior com a Virgem Maria. Afinal, na Palavra de Deus essa mulher sempre esteve presente nos acontecimentos decisivos, mas pouco fala-se sobre ela. O Tratado, com todo embasamento nas Escrituras, na Tradição e com a unção do Espírito Santo, nos aproxima de Maria, e consequentemente, de Jesus Cristo.
Uma curiosidade: São João Paulo II era consagrado por este método e sempre carregava seu Tratado contigo para meditação e disse: “Eu próprio, nos anos da minha juventude, tirei grandes benefícios da leitura desse livro, no qual ‘encontrei a resposta às minhas perplexidades’ devidas ao receio que o culto a Maria, ‘dilatando-se excessivamente, acabasse por comprometer a supremacia do culto devido a Cristo’. Sob a orientação sábia de São Luis Maria compreendi que, quando se vive o mistério de Maria em Cristo, esse risco não subsiste. O pensamento mariológico do Santo, de fato, ‘está radicado no Mistério trinitário e na verdade da Encarnação do Verbo de Deus’”.
Sejamos devotos da Virgem Maria Santíssima
Você e eu ganhamos muito ao sermos devotos da Virgem Maria, pois a perfeição, ensina São Luis Maria Grignion de Montfort, consiste em ser conformes, unidos e consagrados a Jesus Cristo. Por isso, a mais perfeita de todas as devoções é, sem dúvida, a que nos conforma, une e consagra mais perfeitamente a Ele. Por conseguinte, foi Maria a criatura que mais se conformou ao seu Filho.
Por Maria encontramos Jesus Cristo
Por Maria encontramos Jesus Cristo, já que tudo na vida da Mãe aponta para o Filho. Portanto, não deixemos de recorrer a este auxílio precioso com confiança na sua proteção e consolo maternal. Afinal, somos criaturas frágeis e na maioria das vezes incapazes de chegarmos diretamente a Deus sem ajuda.
Para concluir, preciso dizer claramente que é uma pessoa muito boba quem tem direito a utilizar-se de tão poderoso auxílio e não utiliza. Quem tem Maria como Mãe e não se aproxima de Deus por meio dela, desperdiça muitas graças. Portanto, hoje você e eu somos chamados a tomarmos posse dessa graça que é ser filho e filha de Deus. Uma graça que não poderia ser alcançada sem o sim de Maria que disse: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).