Você sabe quando o trabalho se torna o deus de alguém?
A idolatria é condenada pelo Senhor e o mundo moderno tem gerado falsos ídolos aos montes. Infelizmente, cada vez mais as pessoas estão prestando um culto vazio a pessoas, bens materiais, e a si mesmas. Até as atividades profissionais tornaram-se um exemplo dessa postura. Você sabe quando o trabalho se torna o deus de alguém? Vamos descobrir hoje.
Veja também:
O trabalho dignifica, mas também pode viciar
Workaholic1 vem do inglês e significa alguém que trabalha muito e que não consegue se desligar do trabalho. Os workaholics são identificados como viciados em trabalho; trabalhador compulsivo ou dependente do trabalho. Mesmo fora do ambiente profissional, esse tipo de pessoa está em atividade e muitas vezes deixa de lado sua vida pessoal, família, amigos – e principalmente Deus.
Você sabe quando o trabalho se torna o deus de alguém?
Você já ouviu falar que os fins justificam os meios? Essa frase quer dizer que as ferramentas que utilizamos, o caminho que percorremos, ganham valor se o objetivo final que almejamos é importante. Mas um grande erro pode acontecer: adorar os meios e não o fim. Este é um equívoco terrível que leva ao vazio. Vejamos uma reflexão sobre os pensamentos de G. K. Chesterton:
“Compreendi que o amor englobava todas as vocações, que o amor era tudo.” Santa Teresinha do Menino Jesus entendeu, desde muito cedo em sua vida, que não eram necessárias grandes coisas para mudar o mundo ao seu redor. O amor, quando vivido de forma autêntica, deixa por onde passa rastros de céu, rastros de eternidade que saciam a fome e sede que tantas pessoas nas ruas, em nossas casas, trazem em si.2
Viver de maneira equilibrada, buscando fazer a vontade de Deus em tudo, é o caminho para uma existência plena de sentido, que conduz ao Céu. Compartilhe este conteúdo com quem pode estar precisando.
Referências:
- Workaholic. Significados. Brasil, 2022. Disponível em: <https://www.significados.com.br/workaholic/>. Acesso em: 28 set. 2022.
- MACENA, Saulo. O extraordinário no ordinário da vida. Canção Nova. Cachoeira Paulista, 2022. Disponível em: <https://formacao.cancaonova.com/atualidade/comportamento/o-extraordinario-no-ordinario-da-vida/>. Acesso em: 28 set. 2022.