Existem muitas formas de perder tempo, mas você sabia que todas elas levam para o mesmo lugar?
Diante de tantas distrações é muito fácil perder tempo e existem variadas formas de jogar fora este dom precioso. Os momentos que deveriam ser usados para ações sublimes, na maioria das vezes, são jogados fora como pérolas aos porcos (cf. Mt 7, 6). Para onde o desleixo com o tempo pode nos levar?
Veja também:
Não podemos perder tempo
Perder tempo em coisas sem valor fatalmente acaba nos levando ao afastamento do que mais importa: Deus. Jogar a vida fora em distrações inúteis e no pecado pode provocar a nossa condenação e isso é muito sério. A seguir compartilho com você um trecho do livro Preparação para a morte, de Santo Afonso Maria de Ligório:
“Nada há mais precioso que o tempo e não há coisa menos estimada nem mais desprezada pelos mundanos. Isto deplora São Bernardo, dizendo: ‘Passam rapidamente os dias de salvação, e ninguém reflete que esses dias desaparecem e jamais voltam’. Vede aquele jogador que perde dias e noites na tavolagem. Perguntai-lhe o que fez, e responderá: ‘Passar o tempo’. Vede o ocioso que se entretém horas inteiras na rua a ver quem passa ou a falar em coisas obscenas ou inúteis. Se lhe perguntam o que está fazendo, dirá que não faz mais do que passar o tempo. Pobres cegos, que assim vão perdendo tantos dias, dias que nunca mais voltam! Ó tempo desprezado! Tu serás a coisa que os mundanos mais desejarão no transe da morte… Queremos então dispor de mais um ano, mais um mês, mais um dia; mas não o terão, e ouvirão dizer que já não haverá mais tempo (cf. Ap 10, 6).”
Como você tem usado o seu tempo?
Estas breves meditações são uma provocação para que você pense em como tem conduzido a sua vida. Existe tempo para Deus nos seus dias? As atividades que realiza possuem algum valor superior ou apenas visam superficialidades mundanas? É tempo de rever e mudar o que o Senhor te inspirar na oração.
Se este conteúdo foi útil para você, converse com mais pessoas, partilhe esta meditação e envie para quem você conhece.