Conheça o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e o caminho de Lourdes, na França
Hoje você vai saber um pouco mais sobre um impressionante local de peregrinação e manifestação da fé Católica: Lourdes. Local da aparição de Nossa Senhora de Lourdes, na França, é uma cidade localizada na região sudoeste do país, na base dos Pireneus (cordilheiras cujas montanhas formam uma fronteira natural entre a França e a Espanha).
Veja também:
Lourdes é uma cidade no sudoeste da França, na base dos Pireneus. É conhecida mundialmente pelo Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, um importante local de peregrinação católica.
Em 1858, Lourdes contava com pouco mais de 4.000 habitantes, quando a Virgem aparece para uma jovem (Bernadette Soubirous). Entre 11 de fevereiro de 1858 e 16 de julho do mesmo ano, serão registadas mais de 18 aparições. Rapidamente, os peregrinos afluem a Lourdes para descobrir a Gruta das Aparições. Para os acolher e de acordo com a Mensagem de Lourdes, serão construídos vários edifícios. O primeiro deles é a Cripta, inaugurada em 1866.
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes
Localizado às margens do Gave de Pau (um rio do sudoeste da França), o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes acolhe milhares de peregrinos e visitantes de todo o mundo durante o ano.
A Gruta de Massabielle
De todos os lugares do Santuário o mais visitado é a Gruta das Aparições. Todos os anos, milhões de pessoas visitam a Gruta de Massabielle, onde, em 1858, a Virgem Maria teria aparecido para Bernadette Soubirous, uma jovem que tinha apenas 14 anos, e vivia no local. Os peregrinos podem beber ou tomar banho na água que brota de uma fonte na gruta.
Santa Bernadete Soubirous
Bernadete Soubirous nasceu no moinho de Boly, perto de Lourdes, na França, no dia 7 de janeiro de 1844. Foi a filha mais velha entre 9 filhos de Francisco Soubirous e Luisa Castérot. Seu pai era um pobre moleiro (operário de moinho de farinha) e viviam em condições precárias. Na infância Bernadete foi pastora e doméstica.
Com a piora da situação financeira, que já era precária, a família muda-se para Lourdes. No dia 11 de fevereiro de 1858, Bernadete, sua irmã Toinette e a amiga Baloume foram buscar lenha na gruta de Massabielle (rocha velha). Nesse dia Santa Bernadete viu uma mulher de branco, com um rosário na mão e um cinto brilhante. Mais tarde, esta mulher da visão se revelaria como Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Dica de livro: A Canção de Bernadette, de Franz Werfel
Sobre as aparições de Nossa Senhora de Lourdes, o livro “A Canção de Bernadette”, de Franz Werfel é uma obra completa, rica de detalhes, para quem quer se aprofundar no assunto.
Conclusão
A Igreja Católica Apostólica Romana é muito rica e, pela graça de Deus, presenciou ao longo da história muitos sinais e prodígios. Dessa forma, a aparição de Nossa Senhora de Lourdes é apenas uma das várias que a Igreja comprova. Elementos para reavivar a nossa fé é o que não faltam e precisamos cada vez mais alimentar nossas devoções, que precisam ter como foco Jesus Cristo.
Com informações de Lourdes Infotourisme, Qual Viagem e Cruz Terra Santa.