Clicky

O Antigo Testamento lido à luz do Novo Testamento por Frei Gilson e Dom José Falcão - Altair Fonseca
O Antigo Testamento lido à luz do Novo Testamento
Reflexões e Meditações / Vídeos

O Antigo Testamento lido à luz do Novo Testamento por Frei Gilson e Dom José Falcão

Um novo programa transmitido pela TV Canção Nova promete te ajudar a entender as passagens mais difíceis das Sagradas Escrituras. Prepare-se para aprender com Frei Gilson e Dom José Falcão sobre a Palavra de Deus em uma linguagem didática com muitas curiosidades que tornam o aprendizado e a reflexão muito agradáveis. O terceiro episódio, com o tema O Antigo Testamento lido à luz do Novo Testamento, pode ser assistido no vídeo que você confere ao fim deste conteúdo.

Você sabia que haviam grandes restrições com relação ao sangue por parte dos judeus? Sabia que o motivo era a crença de que no sangue estava contida a alma? Essas e outras imperfeições foram sendo superadas na plenitude da Lei em Jesus Cristo, que não veio aboli-la, mas levá-la a perfeição.

Sim, as restrições relacionadas ao sangue faziam parte das leis cerimoniais e alimentares que os judeus seguiam no Antigo Testamento. De acordo com Levítico 17,11, o sangue era considerado sagrado porque representava a vida, e “a vida da carne está no sangue”. Essa ideia está profundamente ligada à crença de que a alma, ou seja, a força vital, estava presente no sangue. Por isso, consumir sangue era estritamente proibido, pois violaria o respeito pela vida dada por Deus.

Jesus Cristo, ao trazer a Nova Aliança, não veio abolir essas leis, mas cumpri-las e levá-las à perfeição, como Ele mesmo disse em Mateus 5,17. Com sua morte e ressurreição, Ele ofereceu seu próprio sangue como um sacrifício redentor pela humanidade. Esse ato trouxe a plenitude do sentido da Lei, revelando que o verdadeiro sacrifício e a verdadeira vida estão n’Ele.

Assim, as imperfeições e limitações das antigas práticas foram superadas em Cristo, que ao instituir a Eucaristia, nos convida a beber do Seu sangue (Cf. João 6,53-56), algo inimaginável para os judeus da época, mas que aponta para a vida eterna e a união com Deus. Entenda isso e muito mais no vídeo a seguir.

O Antigo Testamento lido à luz do Novo Testamento | Luz para os meus Passos | #03

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

BARROS, J. F. F; FREI GILSON. O Antigo Testamento lido à luz do Novo Testamento | Luz para os meus Passos | #03. Frei Gilson / Som do Monte – OFICIAL. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EsKdEr29IsU. Acesso em: 16 de setembro de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001