Médica e psicólogo católicos mostram o que dormir mal pode fazer com você
Ao longo dos seus dias, percebe sinais de impaciência, irritação, desconcentração ou cansaço? Você dorme bem? Mesmo que não perceba, a qualidade do seu sono pode estar interferindo diretamente na sua rotina, te prejudicando material e espiritualmente. Precisamos refletir sobre isso.
Cuidado com a qualidade do seu sono!
Mariana Porto é casada com o Pedro, católica e médica cardiologista. Fala sobre vida saudável, hábitos e rotina em suas redes sociais. Henrique Souza é casado com a Narjara, pai do Bernardo e da Maitê, católico, psicólogo e um dos fundadores da rede de psicologia Eurekka. Os dois estiveram unidos em uma live sobre qualidade de vida no Tertúlia podcast. No final deste conteúdo você confere um vídeo que é um corte da conversa. No trecho, o assunto é o sono.
Dr.ª Mariana Porto, em live do Tertúlia Podcast, disse: “Se a gente não dorme bem e a gente não dorme por horas o suficiente, o nosso dia seguinte vai ser muito ruim. […] Agora, coloca 30 anos, 40 anos dormindo 5 horas por noite, vivendo ‘estressadaço’, enfim, isso cobra o seu preço”.
A frase de Dr.ª Mariana Porto destaca a importância fundamental do sono para a saúde e o bem-estar ao longo da vida. A perspectiva apresentada reflete uma preocupação válida e amplamente reconhecida por especialistas em saúde, que afirmam que a privação crônica de sono pode levar a uma série de problemas físicos, mentais e emocionais.
Doutrina Católica
A Doutrina Social da Igreja Católica enfatiza a dignidade da pessoa humana e a necessidade de cuidar do corpo como templo do Espírito Santo. O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 2288, nos ensina: “A vida e a saúde física são bens preciosos, confiados por Deus. Temos a obrigação de cuidar razoavelmente desses dons, tendo em conta as necessidades alheias e o bem comum.”.
Essa orientação nos lembra que cuidar da saúde, incluindo o sono, é uma responsabilidade moral. O descanso adequado é essencial para cumprir nossas obrigações e viver de acordo com a vontade de Deus.
Dados de órgãos da saúde
Organização Mundial da Saúde (OMS) e Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) fornecem dados que corroboram a importância de um sono adequado:
- OMS: Afirma que adultos devem dormir entre 7 a 8 horas por noite para manter a saúde e o bem-estar. A privação de sono está associada a um risco aumentado de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, depressão e obesidade.
- CDC: Relata que aproximadamente 1 em cada 3 adultos nos Estados Unidos não dorme o suficiente. A falta de sono suficiente tem sido ligada a várias condições de saúde, incluindo doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, e declínio cognitivo.
A combinação da visão doutrinária da Igreja com os dados de órgãos de saúde sublinha a importância do sono adequado não apenas para a saúde física, mas também para a nossa vida espiritual e moral.
Quando falamos que dormir mal pode causar uma desordem tremenda na sua vida, não é nenhum exagero. Neste vídeo, confira quais são as consequências de ter o sono desregulado por muito tempo:
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Sleep and Health. WHO. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/sleep-and-health. Acesso em: 10 de julho de 2024.
CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Short Sleep Duration Among US Adults. CDC. Disponível em: https://www.cdc.gov/sleep/data_statistics.html. Acesso em: 10 de julho de 2024.
PORTO, M; SOUZ, H. Quais as CONSEQUÊNCIAS de DORMIR MAL? Tertúlia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zQRjvRjLAxQ. Acesso em: 10 de julho de 2024.