Clicky

O que tem povoado o seu imaginário? A resposta pode deixar muita gente desconfortável - Altair Fonseca
Imaginário robusto
Filosofia / Inspirações e conselhos

O que tem povoado o seu imaginário? A resposta pode deixar muita gente desconfortável

Vivemos cercados de todo tipo de estímulos que, conforme damos atenção a eles, vão povoando o nosso imaginário, formando um arcabouço de informações e interferindo diretamente em todas as nossas decisões futuras. Dessa forma, o que permitimos que faça morada em nós acaba nos tornando o que somos ao longo do tempo. Você está contente com a pessoa que tem se tornado? Se não, é melhor rever o que tem te influenciado.

O que tem povoado o seu imaginário?

Recentemente assisti um vídeo sensacional, no qual Lara Brenner nos orientou sobre a importância de prestarmos muita atenção no que tem povoado o nosso imaginário. Algumas realidades são tão evidentes que as pessoas parecem não se dar conta, assim como uma multidão é incapaz de dar atenção a um mendigo que queria algo além de um prato de comida. Com os conteúdos que estão nos influenciado acontece a mesma coisa: a grande maioria das pessoas tem sido arrastada por uma torrente de informações desordenadas e inúteis que corroem e destroem qualquer capacidade de um sadio desenvolvimento pessoal.

Lara Brenner, ao refletir sobre o imaginário, nos faz perguntas importantes: “Eu pergunto para você: de maneira geral, para onde você tem olhado? O que é que você tem contemplado? O que é que você tem colocado dentro da sua cabeça para formular o seu imaginário? Você tem dado atenção a boas referências?”. Refletir com sinceridade sobre esses aspectos pode ser o início de uma verdadeira virada na sua vida, já que as más influências são obstáculos para o sucesso em qualquer área.

Você passa por problemas materiais, psicológicos ou espirituais? O conteúdo do seu imaginário pode estar contribuindo para que você tenha muitas dificuldades em diversos pontos da sua vida.

O que tem povoado o seu imaginário
O que tem povoado o seu imaginário

Como enriquecer o meu imaginário?

Quanto mais dermos boas referências ao nosso imaginário, maiores as nossas chances de pensar bem. Mas o que é imaginário, afinal? E como enriquecê-lo? Assista ao vídeo a seguir e descubra com Lara Brenner.

Como enriquecer o meu imaginário?

A grandeza das pequenas escolhas

G. K. Chesterton, ao refletir sobre a importância das escolhas cotidianas, disse: “Para um católico, qualquer ato cotidiano é uma dramática dedicação ao serviço do bem ou do mal”.2

Reflita. Você eu temos a liberdade de realizarmos diariamente milhares de pequenas escolhas que, para quem vive a fé católica, significam o serviço do bem ou do mal. Mesmo para quem não acredita em Deus, tais decisões significam o evoluir ou o destruir-se aos poucos. De uma forma ou de outra, a busca pelas virtudes e o esforço pelo crescimento pessoal em todas as esferas possíveis está em completa oposição a tudo o que corrompe a sociedade, destrói a família e nos conduz a uma gigantesca anarquia. A escolha pela ordem ou o caos se apresenta cada vez mais clara, e você percebe por qual a humanidade tem optado?

G. K. Chesterton e a importância das escolhas cotidianas
G. K. Chesterton e a importância das escolhas cotidianas

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. BRENNER, L. Como enriquecer o meu imaginário? Lara Brenner. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ndLH9EOmtxE. Acesso em: 23 de maio de 2024.

2. CHESTERTON, G. K. O que há de errado com o mundo. São Paulo: Ecclesiae, 2013.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001