Santa Teresa d’Ávila nos diz que rezar não é só “mexer os lábios”
Santa Teresa d’Ávila foi uma mulher de temperamento ardente e o seu amor por Deus também foi vivido de maneira intensa. Em suas obras, percebemos um coração abrasado de amor e uma vontade forte de buscar as coisas do alto. A Igreja celebra esta santa todos os anos no dia 15 de outubro, e hoje vamos ter contato com um de ser inúmeros ensinamentos.
Veja também:
Santa Teresa d’Ávila nos diz que não podemos rezar de qualquer jeito
Vejamos apenas uma das várias coisas que a santa nos diz sobre a oração. A seguir, Santa Teresa fala sobre aqueles que rezam de qualquer maneira, apenas repetindo palavras de maneira mecânica:
“Não chamo oração aquilo em que não se percebe com quem se fala, e o que se pede, nem quem pede e a quem; por mais que meneiem os lábios, não se trata de oração (…) Mas o costume de falar com a Majestade de Deus como se falaria a um escravo, sequer reparando no que se diz, mas apenas repetindo o que se decorou ou se disse muitas vezes, não o tenho por oração. Praza a Deus que nenhum cristão ore dessa maneira”.
Meditando sobre o texto
Ao ler essas palavras cheias de verdade, penso em quantas vezes ainda hoje eu me distraio na oração e penso mais nos meus problemas do que em Deus. Isso já aconteceu com você? Tentar rezar mas acabar apenas repetindo palavras de maneira mecânica, como se o Senhor fosse apenas um qualquer. Se damos tanta atenção para o celular, a TV ou outras distrações inúteis, porque não conseguimos dedicar tempo de qualidade a Deus?
Que possamos refletir e entregar sinceramente o nosso coração cheio de inquietações ao nosso Deus de amor, que nos acolhe com infinita misericórdia.