O Catecismo da Igreja Católica ensina que Deus se revela ao ser humano
Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre como Deus se revela ao ser humano.
Deus se revela ao ser humano
O Catecismo da Igreja Católica,1 no parágrafo 50, ensina: “Mediante a razão natural, o homem pode, com certeza, conhecer a Deus a partir de suas obras. Existe, porém, outra ordem de conhecimento que o homem de modo algum pode atingir por suas próprias forças: a da revelação divina.2 Por uma decisão totalmente livre, Deus se revela e se doa ao homem. Faz isto revelando seu mistério, seu projeto benevolente, que, desde toda a eternidade, concebeu em Cristo, em favor de todos os homens. Revela plenamente seu projeto, enviando seu Filho bem-amado, nosso Senhor Jesus Cristo, e o Espírito Santo”.
Reflita. Sabemos que podemos ter contato com Deus, usando a razão natural, através do contato com suas magníficas obras. Neste sentido, podemos caminhar na direção de Deus, entretanto, há um movimento muito mais arrebatador que é quando o próprio Deus vem ao nosso encontro. Ele mesmo se revela e se doa a nós, de maneira irrestrita e generosa, desvendando diante da humanidade os mistérios da nossa salvação. Diante de tamanha oferta de amor, qual tem sido a nossa atitude? Será que correspondemos?
- Estude os outros parágrafos do Catecismo da Igreja Católica aqui: Catecismo da Igreja Católica com comentários e reflexões.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.
2. Cf. DF, c. 4: DS 3015.