Frase de Venerável Fulton Sheen sobre a psicanálise e o confessionário
Venerável Fulton Sheen tem o dom de se comunicar de maneira magistral e tocar corações. Movido pela graça de Deus, em uma vida de horas de adoração diária, o prelado alcançou multidões com seu apostolado através da TV, do rádio e em livros. Hoje, sua obra continua viva e chega a muitos também através da internet.
- Veja também: Frase de Santa Teresinha do Menino Jesus sobre a oração.
Frase de Venerável Fulton Sheen sobre a psicanálise e o confessionário
Venerável Fulton Sheen2, no livro “A paz da alma”, disse: “Existem hoje muitas almas recostadas em divãs psicanalíticos que estariam muito melhor se trouxessem suas consciências a um confessionário. Existem milhares de pacientes que, ao falarem de seus problemas de costas, ficariam melhores hoje se estivessem de joelhos. A própria passividade simbolizada por estar estirado em um divã figura a irresponsabilidade do paciente, assumida em toda teoria de Freud. É de um impressionante contraste com a humildade de um homem que, ajoelhado, diz não: ‘Oh, que tolo tenho sido’, mas: ‘Deus, tende misericórdia de mim, pecador'”.
Reflita. Em uma sociedade cada vez mais imediatista, tornou-se comum buscar soluções rápidas, porém, superficiais, para a maioria dos problemas. É conhecida a eficácia da medicina para combater diversos males, entretanto, ela não é capaz de apagar os pecados como faz o Preciosíssimo Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, aplicado na alma do penitente pelo sacerdote no confessionário.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. FONSECA, A. O. Frase de Venerável Fulton Sheen sobre a psicanálise e o confessionário. Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xDUhv1H_SoY Acesso em: 24 de abril de 2024.
2. SHEEN, F. J. A Paz da Alma. 1ª Ed. São Paulo: Molokai, 2022.