O Catecismo da Igreja Católica ensina que a beleza das criaturas reflete a perfeição infinita de Deus
Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre como a beleza das criaturas reflete a perfeição infinita de Deus.
A beleza das criaturas reflete a perfeição infinita de Deus
O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 41, ensina: “As criaturas, todas elas, trazem em si certa semelhança com Deus, muito particularmente o homem criado à imagem e à semelhança de Deus. Por isso as múltiplas perfeições das criaturas (sua verdade, bondade, beleza) refletem a perfeição infinita de Deus. Em razão disso, podemos falar de Deus a partir das perfeições de suas criaturas, ‘partindo da grandeza e beleza das criaturas, pode-se chegar a ver, por analogia, o seu Criador'(Sb 13,5)”.
Reflita. Você já contemplou o olhar de uma criança ao ter contato com algo pela primeira vez? Você já se deslumbrou com a beleza da natureza, com a bondade de uma pessoa ou com qualquer atributo das criaturas? Saber que tudo isso está unido ao Criador nos leva a ter uma pequena noção da perfeição infinita de Deus.
- Estude os outros parágrafos do Catecismo da Igreja Católica aqui: Catecismo da Igreja Católica com comentários e reflexões.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.