Não podemos brincar com a nossa salvação. Deus nos ama e nos dá todos os instrumentos possíveis para que alcancemos o Céu. Mas será que não temos sido negligentes com tanta graça recebida? Hoje te convido a refletir sobre o pecado e sobre como confessar bem.
- Veja também: Você sabe fazer as perguntas certas?
Posso confessar diretamente com Deus?
Vejamos apenas um dos trechos da Palavra que respondem a essa pergunta: “Disse-lhes outra vez: ‘A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós’. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: ‘Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos'”(Jo 20,21-23).
Refletir sobre a nossa salvação é um chamado urgente e cheio de amor. Deus, em sua infinita bondade, nos concede não só o desejo do Céu, mas também os meios para alcançá-lo. Não podemos, portanto, brincar com a nossa salvação, pois o próprio Cristo nos mostra o caminho, nos oferece a graça, e nos chama à santidade.
Jesus instituiu a Confissão como um canal de reconciliação, dando aos apóstolos — e, por extensão, aos sacerdotes — o poder de perdoar ou reter os pecados em seu nome. Quando confessamos diretamente a Deus, Ele ouve e acolhe nosso arrependimento, mas a Confissão sacramental é especial. Jesus estabeleceu esse sacramento para que possamos receber o perdão de uma forma concreta e ouvir, por meio de um sacerdote, a absolvição que nos liberta.
Você precisa confessar bem
Será que temos dado o devido valor a essa graça? Com frequência, podemos cair na negligência, deixando o pecado se acumular, confiando que “mais tarde” buscaremos a Confissão, ou que “Deus vai entender”. Porém, este é um perigo espiritual. A Confissão nos traz paz, renova nossa vida, e nos coloca novamente em comunhão com Deus. Não percamos a chance de confessar bem: façamos um exame de consciência sincero, com arrependimento verdadeiro e o firme propósito de evitar o pecado. O perdão de Deus nos é oferecido generosamente, e através da Confissão, Ele nos dá a chance de começar de novo.
Preparei uma live especial para refletirmos sobre os 10 mandamentos e nos prepararmos para uma boa Confissão com um exame de consciência. Vamos aprender juntos no vídeo a seguir?
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
FONSECA, A. O. É importante saber perguntar? Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qsa5WK6eOF8. Acesso em: 7 de novembro de 2024.
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.
CHIAVARINO, L. Confessai-vos Bem. 1ª Ed. São Caetano do Sul, SP: Santa Cruz – Editora e Livraria, 2023.
EQUIPE SANTA CRUZ. Exame de Consciência – Método para se Confessar Bem. 1ª Ed. São Caetano do Sul, SP: Santa Cruz – Editora e Livraria, 2022.