A Filosofia é uma fábrica de ateus? Há professores que ensinam ideologias anticristãs? Uma importante reflexão do padre Françoá Costa
O objeto da Filosofia não é falar mal da Igreja Católica, de Jesus, da moral e dos bons costumes. Como estudante da área e católico, percebo que na prática falta muita honestidade intelectual em muitos formadores que transmitem uma ideologia e não um conhecimento sólido e os instrumentais necessários para um pensamento crítico que leva ao amadurecimento.
- Veja também: Entrevista ao vivo com Frei Gilson na Brasil Paralelo se transformou em quase 5 horas de estudo bíblico.
A Filosofia e sua relação com a verdade
A Filosofia, em sua essência, busca compreender a verdade, e essa busca deve estar em consonância com a verdade revelada por Deus. Santo Tomás de Aquino, um dos maiores filósofos e teólogos da Igreja, ensina que a razão e a fé são complementares. A verdadeira filosofia deve, portanto, promover um entendimento que não apenas respeite, mas que também ilumine a fé católica.
Quando a Filosofia se desvia de seu objetivo primordial e se torna um veículo para críticas infundadas à Igreja, à moral cristã ou aos bons costumes, perde seu caráter formativo e edificante. Essa distorção não apenas prejudica os estudantes, mas também enfraquece a base moral da sociedade, que deveria ser sustentada por princípios sólidos, ancorados na revelação divina e na tradição da Igreja.
O chamado à responsabilidade
Somos chamados a ser defensores da verdade, da moral e dos bons costumes. Isso implica não apenas em uma postura crítica em relação a ideologias que se opõem aos nossos princípios, mas também em um compromisso ativo com o conhecimento. Devemos nos esforçar para ser agentes de mudança, buscando uma formação que respeite e promova os ensinamentos da Igreja.
Além disso, é essencial que busquemos um diálogo construtivo com aqueles que pensam de forma diferente, sempre com o objetivo de iluminar a verdade, e não apenas de vencer debates. A Filosofia deve servir como ponte para a compreensão mútua e para a edificação de um entendimento mais profundo da nossa fé e do nosso papel no mundo.
Será que a Filosofia é uma fábrica de ateus? Vamos refletir com o padre Francoá Costa no vídeo a seguir:
Conclusão
Portanto, a reflexão proposta nos convida a considerar o papel da Filosofia como uma aliada da fé católica. Devemos nos comprometer a promover um conhecimento que respeite e reforce os princípios morais cristãos, permitindo que a honestidade intelectual e a busca pela verdade sejam sempre nossos guias. Que possamos ser, em nossas comunidades acadêmicas e além, portadores de um pensamento crítico que não só busca a verdade, mas também a vivencia em nossas vidas, sendo luz para o mundo, como nos ensina o Evangelho.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
COSTA, F. O que dizer da filosofia nas Escolas? Padre Françoá Costa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9rU2st1VBBU. Acesso em: 4 de novembro de 2024.