Ícone do site Altair Fonseca

Entenda porque você deve ter cuidado ao ler a vida dos santos

Tome cuidado ao ler a vida dos santos

Tome cuidado ao ler a vida dos santos

Dependendo do que estiver buscando, você pode estar correndo um grande risco ao ler a vida dos santos. Há pessoas que começam a sonhar com grandes dons extraordinários e passam a basear sua vida em uma ilusão, que afasta da verdadeira santidade que pode ser vivida no cotidiano.

Ser santo não é o que muita gente pensa

São João Paulo II, na Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte, no termo do grande jubileu do ano 2000, disse: “O nosso tempo é vivido em contínuo movimento que muitas vezes chega à agitação, caindo-se facilmente no risco de ‘fazer por fazer’. Há que resistir a esta tentação, procurando o ‘ser’ acima do fazer. A tal propósito, recordemos a censura de Jesus a Marta: ‘Andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária’ (Lc 10,41-42)”. 

A você que está lendo este texto agora, digo que existe uma santidade que pode ser vivida na sua casa, no seu trabalho, na sua vida cotidiana. Basta que você se atente aos detalhes e viva as coisas simples com muito amor. A inquietação dos que querem realizar muitas coisas ao mesmo tempo, agitados pelas exigências do mundo, somente nos atrapalha a escolher a melhor parte.

Para sermos mais agradáveis a Deus dentro de nossas possibilidades, a Constituição Dogmática Lumen Gentium, do Concílio Vaticano II, nos ensina o caminho: “[…] os cristãos de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Na própria sociedade terrena, esta santidade promove um modo de vida mais humano. Para alcançar esta perfeição, empreguem os fiéis as forças recebidas segundo a medida em que as dá Cristo, a fim de que, seguindo as Suas pisadas e conformados à Sua imagem, obedecendo em tudo à vontade de Deus, se consagrem com toda a alma à glória do Senhor e ao serviço do próximo. Assim crescerá em frutos abundantes a santidade do Povo de Deus, como patentemente se manifesta na história da Igreja, com a vida de tantos santos”.

Talvez muitas pessoas estejam se sentindo sufocadas pela avalanche de exigências do mundo porque permitem que outros definam seus valores e objetivos. Uma sociedade dominada pela narrativa da liberdade a todo custo é obrigada a seguir toda a cartilha ideológica atual. Pessoas que são forçadas a algo, mesmo que não percebam, invariavelmente perceberão os efeitos de seus enganos em algum momento. E como é triste quando esse momento é apenas na velhice, no leito de morte.

Volte a enxergar as coisas pequenas

Fundador do Opus Dei, São Josemaría Escrivá pregava a santificação no trabalho diário e nas pequenas atividades do cotidiano, chamando todos a viverem a santidade no mundo, sem necessidade de milagres ou dons extraordinários: “A santidade grande consiste em cumprir os pequenos deveres de cada instante” (Caminho, n. 817).

O cheirinho de um café preparado com amor, o canto dos pássaros que salpicam as tardes e as manhãs, o sorriso sem dente de um filho que precisa ser amamentado, o desempenhar as tarefas de cada dia com o máximo cuidado e acabamento. Viver em meio ao tesouro das coisas simples, percebendo o amor de Deus em tudo isso é extraordinário! É uma pena que tanta gente busque a santidade em outro lugar. Quer refletir um pouco mais comigo sobre isso? Assista o vídeo a seguir:

Tome cuidado ao ler a vida dos santos

Por fim, não tenha medo de (re)começar

Não sei qual é a sua idade e também não sei onde você já se meteu nessa vida, o que eu sei é que sempre há tempo para começar uma nova história ou recomeçar algo que havia sido abandonado por motivos que agora já não importam. O que importa e não parar em nenhuma dificuldade inicial, pois Deus está contigo. Finalizo com outra breve reflexão de São Josemaria Escrivá. Pense nisso: “Não julgues nada pela pequenez dos começos. Uma vez fizeram-me notar que não se distinguem pelo tamanho as sementes que darão ervas anuais das que vão produzir árvores centenárias” (Caminho, n. 820).

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

FONSECA, A. O. Tome cuidado ao ler a vida dos santos. Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x1bd4H6AOw4. Acesso em: 20 de setembro de 2024.

JOÃO PAULO II. Novo Millennio Ineunte. Carta Apostólica ao Episcopado, ao Clero e aos Fiéis no Final do Grande Jubileu do Ano 2000. 6 jan. 2001. Vatican. Disponível em: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_letters/2001/documents/hf_jp-ii_apl_20010106_novo-millennio-ineunte.html. Acesso em: 26 de agosto de 2024.

SÃO JOSEMARÍA ESCRIVÁ. O. Caminho, pequenas coisas, 817. Escrivá. Disponível em: https://escriva.org/pt-pt/camino/817/. Acesso em: 20 de setembro de 2024.

SÃO JOSEMARÍA ESCRIVÁ. O. Caminho, pequenas coisas, 820. Escrivá. Disponível em: https://escriva.org/pt-pt/camino/820/. Acesso em: 20 de setembro de 2024.

Sair da versão mobile