Ícone do site Altair Fonseca

Você já se sentiu inútil?

Para quem já se sentiu inútil

Para quem já se sentiu inútil

O tédio e a falta de sentido na vida traz uma sensação estranha de infelicidade, mesmo em meio a muitos prazeres e descanso. Isso acontece porque fomos criados por Deus para amar e o amor envolve a entrega e o servir. Quem já se sentiu inútil talvez não esteja percebendo as ótimas oportunidades de amar e servir, e também não percebe a alegria que isso traz. Vamos refletir sobre isso?

O pequeno recorte a seguir faz parte do momento de oração do Santo Terço que rezo diariamente em meu canal no YouTube. Inscreva-se no canal para rezarmos todos os dias. Assista o trecho e vamos refletir juntos.

Será que você é capaz de fazer isso?

É feliz quem se doa

Em live do Santo Terço, refleti dessa forma: “Será que nós somos capazes de entregar a nossa vida, o nosso tempo por Cristo, para Ele? Nas coisas que fazemos para os irmãos, usando nossos dons e talentos para fazer o bem para alguém, rezar pelas pessoas, doar cestas básicas, o tempo, o serviço”.

Te desafio a refletir sobre a profundidade do nosso compromisso com Cristo e com os outros. Te convido a experimentar uma entrega verdadeira, a uma vida que se consagra no amor e no serviço ao próximo.

Jesus nos deixou o exemplo supremo de entrega e serviço. Ele disse: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos” (Jo 15,13). Este amor sacrificial é o modelo que somos chamados a seguir. Amar verdadeiramente a Cristo significa estar disposto a oferecer nossa vida, nosso tempo e nossos talentos em favor dos outros. Não se trata apenas de grandes sacrifícios, mas das pequenas ações cotidianas que, realizadas com amor, têm um valor imenso aos olhos de Deus.

O Catecismo da Igreja Católica (1827) nos ensina que “a caridade é a forma de todas as virtudes”. Quando usamos nossos dons e talentos para fazer o bem aos outros, quando rezamos pelas pessoas, quando nos dedicamos ao serviço e à caridade, estamos vivendo essa caridade, que é o próprio amor de Deus em ação através de nós. Cada ato de bondade, por menor que seja, é um reflexo do amor de Cristo no mundo.

São Paulo nos lembra que cada um de nós recebeu dons especiais e que devemos usá-los para o bem comum: “Temos dons diferentes, segundo a graça que nos foi dada. Se o nosso dom é profecia, que seja usado de acordo com a medida da fé; se é serviço, que sirvamos; se é ensinar, que ensine; se é animar, que anime; se é repartir, que o faça com generosidade; se é exercer a liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria” (Rm 12,6-8). Deus nos deu dons específicos, e nossa missão é colocá-los a serviço dos outros, contribuindo para o bem-estar e a salvação de todos.

Quando nos dedicamos ao serviço dos irmãos, estamos respondendo ao chamado de Cristo para amar como Ele nos amou. E essa entrega, longe de ser um fardo, torna-se fonte de alegria e realização. O próprio Jesus nos assegura: “Mais bem-aventurado é dar que receber” (At 20,35). Ao doarmos nosso tempo, nossas orações, nossos recursos, estamos construindo o Reino de Deus e experimentando a verdadeira felicidade, aquela que nasce do amor desinteressado.

Entreguemos nossas vidas a Cristo

Portanto, que essa reflexão toque profundamente nossos corações, despertando em nós um novo ânimo, uma nova disposição para agir. Que não hesitemos em oferecer a nossa vida a Cristo, nos pequenos e grandes gestos de cada dia, confiando que, ao entregarmos tudo a Ele, recebemos em troca a plenitude de vida. Que sejamos, em todas as nossas ações, instrumentos do amor de Deus, espalhando a luz e a esperança em um mundo que tanto necessita.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a evangelizar!

Referências:

BÍBLIA SAGRADA. Tradução Ave-Maria. 104ª ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2011.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

FONSECA, A. O. Será que você é capaz de fazer isso?. Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/shorts/2DnYx_V7PpQ. Acesso em: 14 de agosto de 2024.

Sair da versão mobile