Clicky

O demônio conhece a Palavra de Deus e vai tentar usar contra você - Altair Fonseca
O demônio conhece a Palavra de Deus
Reflexões e Meditações / Vídeos

O demônio conhece a Palavra de Deus e vai tentar usar contra você

A desinformação é uma arma amplamente usada pelo maligno, que é o maior propagador de ‘fake news’ de todos os tempos. O inimigo de Deus se utiliza de pessoas, governos e organizações para espalhar o joio pelo mundo, para confundir, dividir e destruir. Com a graça de Deus, precisamos rezar, estudar e nos informar para não sermos presas fáceis neste tempo de confusão.

O pequeno recorte a seguir faz parte do momento de oração do Santo Terço que rezo diariamente em meu canal no YouTube. Inscreva-se no canal para rezarmos todos os dias. Assista o trecho e vamos refletir juntos.

O maligno conhece a Palavra de Deus

O demônio conhece a Palavra de Deus e vai tentar usar contra você

Em live do Santo Terço, refleti da seguinte maneira: “Veja que a verdade não fica floreando coisas, ela não fica constituindo narrativas para enganar. Não tem ‘fake news’ quando se trata de Jesus. Ou se está com Ele ou está com o maligno. E o maligno conhece a Palavra de Deus, fala até sobre as palavras de Deus, mas ele usa para os fins dele”.

Te convido a não ser mais uma pessoa distraída e a refletir profundamente sobre a importância da verdade, especialmente em tempos de proliferação de notícias falsas e distorções, até mesmo na grande mídia.

Jesus Cristo é a Verdade encarnada. Ele próprio afirmou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14,6). Em Jesus, não há engano, nem duplicidade. Sua palavra é clara, pura e direta, oferecendo-nos a luz para discernir o que é verdadeiro do que é falso. Em um mundo onde a verdade muitas vezes é manipulada e distorcida para servir a interesses egoístas, precisamos nos apegar a Cristo, que nos ensina a viver na verdade e para a verdade.

O Catecismo da Igreja Católica nos lembra que “o homem tende naturalmente para a verdade” (2467) e que “o discípulo de Cristo deve viver na verdade, isto é, na simplicidade de uma vida conforme o exemplo do Senhor e permanecendo na sua verdade” (2470). Viver na verdade não significa apenas evitar mentiras, mas também ser testemunha da verdade em todas as circunstâncias, defendendo-a e proclamando-a com coragem, especialmente quando ela é atacada ou obscurecida.

Em tempos de “fake news”, quando a informação é frequentemente manipulada para enganar, causar confusão ou promover divisões, é crucial que os cristãos estejam ancorados na verdade de Cristo. O maligno é astuto e conhece a Palavra de Deus. No entanto, ele a distorce para seus próprios propósitos, como fez durante a tentação de Jesus no deserto, quando tentou enganar o próprio Filho de Deus utilizando trechos das Escrituras (cf. Mt 4,1-11). Isso nos ensina que nem todo uso da Palavra de Deus é benigno; devemos estar atentos e discernir se ela está sendo usada para promover a verdade ou para enganar.

A verdade não precisa de adornos ou falsas narrativas. Ela é sólida, consistente e sempre voltada para o bem. Quando defendemos a verdade, estamos defendendo a própria natureza de Deus, pois “Deus é luz, e nele não há treva alguma” (1Jo 1,5). Em um mundo onde a mídia pode se tornar uma ferramenta de desinformação, os cristãos são chamados a serem “luz do mundo” (Mt 5,14), iluminando a escuridão com o testemunho da verdade.

Com Jesus não tem fake news
Com Jesus não tem fake news

A defesa da verdade, no entanto, deve ser feita com amor e caridade. São Paulo nos exorta a “proclamar a verdade em caridade” (Ef 4,15). Isso significa que, mesmo quando confrontamos a falsidade, o fazemos com o coração cheio de amor e com a intenção de guiar os outros para a luz de Cristo, e não de os condenar.

Portanto, em tempos de notícias falsas e distorções, sejamos vigilantes e comprometidos com a verdade que é Cristo. Que nossas palavras e ações reflitam sempre a simplicidade e a pureza do Evangelho, sendo instrumentos de paz, justiça e verdade em um mundo que tanto necessita. Ao nos mantermos firmes na verdade, não apenas protegemos a nossa fé, mas também ajudamos a construir uma sociedade mais justa, transparente e alinhada com os valores do Reino de Deus.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a evangelizar!

Referências:

BÍBLIA SAGRADA. Tradução Ave-Maria. 104ª ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2011.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

FONSECA, A. O. O maligno conhece a Palavra de Deus. Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/shorts/_OsRvqri52s. Acesso em: 14 de agosto de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001