Eu sei que você tem muitos afazeres e às vezes não sobra tempo para refletir sobre que rumo a sua vida tem tomado. Entretanto, é fundamental redefinir prioridades e perceber que existe uma eternidade com duas possibilidades: alegria eterna no Céu e a condenação eterna no Inferno. Todos os dias você toma decisões que estão pavimentando o seu caminho para uma ou outra realidade.
O pequeno recorte a seguir faz parte do momento de oração do Santo Terço que rezo diariamente em meu canal no YouTube. Inscreva-se no canal para rezarmos todos os dias. Assista o trecho e vamos refletir juntos.
Onde você quer passar a eternidade?
Em live do Santo Terço, refleti dessa forma: “Quando a nossa existência terrena acabar, nós temos uma eternidade pela frente. E onde vamos passar essa eternidade depende das escolhas que fizemos. Essas escolhas precisam ser baseadas na Verdade. E quando eu digo Verdade com “V” maiúsculo eu estou falando de Jesus. […] Caminhemos na Verdade”.
Precisamos refletir sobre a importância de caminhar na Verdade a partir de nossas escolhas diárias. Não se trata de algo distante, mas de pequenos gestos que vão formando o que somos no presente e o que seremos no futuro. Monsenhor Jonas Abib diria: “Ou Santos, ou nada!”. A vida terrena é passageira, mas a eternidade é permanente. Jesus, como a Verdade absoluta, nos mostra o caminho seguro para essa eternidade.
As escolhas que fazemos diariamente moldam não apenas nossa vida presente, mas também nossa vida eterna. Essas escolhas devem estar alicerçadas na Verdade, que é Cristo. Ele nos ensina que seguir a Verdade é abraçar Seu Evangelho, vivendo segundo Seus ensinamentos e buscando a santidade. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14, 6). Portanto, caminhar na Verdade significa viver em conformidade com a vontade de Deus, rejeitando o pecado e abraçando a graça.
Caminhar na Verdade é também um ato de confiança em Jesus, que nos guia e ilumina, especialmente em um mundo cheio de enganos e relativismos. Seguir a Verdade com “V” maiúsculo exige coragem e fidelidade, pois significa escolher Jesus em todas as situações, mesmo quando o mundo nos oferece atalhos que parecem mais fáceis, mas que nos afastam da verdadeira vida. Este mesmo mundo nos pressiona dizendo que a fé é algo ultrapassado e até mesmo preconceituoso.
Talvez você esteja lendo este conteúdo em um contexto de perseguição na família, na mídia e até no seu local de trabalho, entretanto, Jesus te diz: “Coragem, eu venci o mundo!”.
Ao escolher a Verdade, estamos escolhendo a vida eterna com Deus, que é a nossa verdadeira vocação. Que essa reflexão nos leve a sempre optar por Cristo e a moldar nossas vidas de acordo com a Sua Palavra, para que, ao final da nossa jornada terrena, possamos habitar na Sua presença para sempre.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a evangelizar!
Referências:
BÍBLIA SAGRADA. Tradução Ave-Maria. 104ª ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2011.
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.
FONSECA, A. O. Onde você quer passar a eternidade? Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/shorts/aEXidS4dc8s. Acesso em: 13 de agosto de 2024.