Quem tem um encontro pessoal com Cristo Jesus sente o coração arder de vontade de anunciar essa boa nova. Afinal, quando descobrimos algo maravilhoso somos impulsionados a compartilhar com as pessoas que amamos. É impossível vivenciar uma experiência autêntica com o Senhor e não querer anunciar o Seu amor ao mundo. Entretanto, como podemos anunciar este amor com nossas vidas, no cotidiano? Precisamos pedir o auxílio do Espírito Santo de Deus é isso que vamos fazer a seguir.
O pequeno recorte a seguir faz parte do momento de oração do Santo Terço que rezo diariamente em meu canal no YouTube. Inscreva-se no canal para rezarmos todos os dias. Assista o trecho a seguir e vamos refletir juntos.
Oração para quem quer anunciar o Evangelho com a própria vida
Em recente live do Santo Terço, eu rezei da seguinte forma: “Senhor, pela graça, pelo poder do teu Espírito Santo, que veio sobre os Apóstolos e Nossa Senhora no Cenáculo, nos ensina a amar, nos ensina a ter um coração inflamado, nos ensina a ser discípulos missionários que anunciam a Palavra de amor e de esperança com a própria vida”.
Essa oração espontânea, inspirada pela graça e poder do Espírito Santo, evoca a experiência profunda vivida pelos Apóstolos e Nossa Senhora no Cenáculo, onde o Espírito Santo os encheu de coragem e amor, transformando-os em testemunhas vivas da Ressurreição de Cristo. Esta invocação nos remete à centralidade do Espírito Santo em nossas vidas cristãs, pois é Ele quem nos ensina a amar e nos inflama com o fogo divino para sermos discípulos missionários.
Santo Agostinho nos lembra que “o amor é a força que move o coração humano em direção a Deus e ao próximo” (Confissões, Livro XIII). Através do Espírito Santo, recebemos este amor que nos transforma interiormente e nos capacita a viver a fé de maneira autêntica. São João Paulo II também enfatizava que “não se pode evangelizar sem a ação do Espírito Santo, que é o protagonista da missão” (Redemptoris Missio, n. 21). Dessa forma, a oração é um pedido profundo para que sejamos não apenas ouvintes da Palavra, mas também anunciadores dela, através de nossas ações e do nosso testemunho de vida.
Santa Teresinha do Menino Jesus, a padroeira das missões, compreendeu que, embora ela não pudesse ser uma missionária no sentido tradicional, sua vocação era amar intensamente e oferecer a Deus cada pequeno ato de amor. Como ela mesma escreveu: “No coração da Igreja, minha mãe, serei o amor” (Manuscrito B, 3r). Inspirados por ela, somos chamados a viver nossa missão de discípulos missionários em cada detalhe de nossa vida cotidiana, irradiando o amor de Cristo onde quer que estejamos.
Concluindo, a oração nos lembra que ser discípulo missionário é ser inflamado pelo Espírito Santo, é deixar que Ele nos transforme para que, através de nossa vida, possamos anunciar a Palavra de amor e esperança. Que possamos nos abrir cada vez mais à ação do Espírito, para que Ele nos guie e fortaleça na missão de sermos luz para o mundo, como tantos santos foram antes de nós.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a evangelizar!
Referências:
AGOSTINHO, Santo. Confissões. Tradução de J. M. Freitas. São Paulo: Paulus, 2008.
FONSECA, A. O. Anunciemos o Evangelho com nossas vidas. Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/shorts/PUd58Jm69Qo. Acesso em: 6 de agosto de 2024.
JOÃO PAULO II. Redemptoris Missio. São Paulo: Paulinas, 1991.
TERESINHA DO MENINO JESUS, Santa. Manuscrito B. In: História de uma Alma. Tradução de Mário José B. Siqueira. Aparecida: Editora Santuário, 2007.