Clicky

Essa senhorinha deu uma aula de teologia e você precisa ver - Altair Fonseca
Essa senhorinha deu uma aula de teologia
Reflexões e Meditações / Vídeos

Essa senhorinha deu uma aula de teologia e você precisa ver

Deus gosta de se manifestar através das realidades simples, que confundem os soberbos. Um exemplo disso pode ser percebido na vida de uma senhorinha que deu uma aula de Mariologia em total conformidade com a doutrina católica. As palavras da sábia senhora foram comentadas pelo diácono João Victor Mariano em seu canal no YouTube. Confira a seguir.

ESSA SENHORINHA DEU UMA AULA DE TEOLOGIA

Maria não disse sim

Diácono João Victor Mariano, em seu apostolado de apologética e catolicismo, disse: “Ela [a Virgem Maria] não respondeu ‘sim’ nem respondeu ‘não’ porque são respostas genéricas. Ela respondeu ‘faça-se’, ‘fiat voluntas tua’, ‘faça-se em mim segundo a sua vontade’. Essa resposta mostra que Maria estava disposta a colaborar com o plano de salvação”.

A resposta da Virgem Maria ao anúncio do anjo Gabriel, quando ela pronunciou o “fiat” — “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) — é um momento profundamente teológico e espiritual na história da salvação. O Diácono João Victor Mariano, em seu apostolado de apologética e catolicismo, sabiamente observa que Maria não disse simplesmente “sim” ou “não”. Essas respostas, embora válidas, seriam insuficientes para expressar a profundidade de sua adesão à vontade de Deus.

Maria, ao dizer “faça-se”, não apenas aceitou passivamente o plano divino, mas entregou-se inteiramente a ele, com plena consciência e total liberdade. O “fiat” de Maria é uma resposta que transcende a compreensão humana comum, revelando uma disposição absoluta de colaborar com o plano de Deus. Essa resposta não se limita ao momento da Anunciação, mas ressoa em toda a sua vida, culminando aos pés da Cruz, onde ela se torna a Mãe de todos os fiéis, conforme nos ensina o Concílio Vaticano II: “Ela concebeu, deu à luz e amamentou a Cristo, ofereceu-O ao Pai no templo, participou do sofrimento de seu Filho ao pé da cruz com grande generosidade e amor” (Lumen Gentium, n. 58).

O “faça-se” de Maria é uma aceitação que envolve não só o entendimento, mas também a totalidade de sua existência. Esse ato de fé e obediência à vontade divina é um modelo exemplar para todos os cristãos. A resposta de Maria não foi simplesmente um “sim” que poderia ser entendido como uma concordância ocasional ou um “não” que representaria a recusa de cooperar com o plano de Deus. Ao contrário, o “faça-se” é uma entrega de si mesma que se reflete em uma vida de serviço, amor e sacrifício. Como nos recorda São João Paulo II, “o fiat de Maria na Anunciação encontra sua plenitude no fiat silencioso que Ela repete ao pé da Cruz” (Redemptoris Mater, n. 18).

Esta entrega total é ainda mais significativa quando consideramos a plena liberdade com que Maria se compromete com a vontade de Deus. A Igreja sempre viu no “fiat” de Maria uma perfeita expressão de sua liberdade, pois o verdadeiro ato de liberdade é aquele que se conforma com a vontade de Deus. O Catecismo da Igreja Católica sublinha que “Maria é mais bendita porque aceitou a fé em Cristo do que porque concebeu a carne de Cristo” (Catecismo da Igreja Católica, 506).

Maria não disse sim
Maria não disse sim

Portanto, o “faça-se” de Maria não é uma simples concordância com um plano que lhe é imposto, mas uma cooperação ativa e consciente com o desígnio divino de salvação. Esse “fiat” é um convite para todos os fiéis a se unirem à vontade de Deus em suas próprias vidas, oferecendo não apenas um consentimento verbal, mas uma entrega total e amorosa ao plano de Deus. Maria, ao dizer “faça-se”, nos ensina que a verdadeira felicidade e plenitude estão em viver conforme a vontade de Deus, com fé, coragem e amor.

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

CATECSMO DA IGREJA CATÓLICA. Edição típica vaticana, 1992.

CONCÍLIO VATICANO II. Lumen Gentium. Constituição Dogmática sobre a Igreja, 1964. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19641121_lumen-gentium_po.html. Acesso em 6 de agosto de 2024.

JOÃO PAULO II, PAPA. Redemptoris Mater. Carta Encíclica sobre a Bem-Aventurada Virgem Maria na vida da Igreja em seu caminho peregrino, 1987. Disponível em: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_25031987_redemptoris-mater.html. Acesso em 6 de agosto de 2024.

MARIANO, J. V. ESSA SENHORINHA DEU UMA AULA DE TEOLOGIA. Diácono João Victor Mariano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7_dfNeUrAyA. Acesso em: 6 de agosto de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001