Ícone do site Altair Fonseca

A história de Santo Afonso Maria de Ligório e uma reflexão do padre Adriano Zandoná

A história de Santo Afonso Maria de Ligório

A história de Santo Afonso Maria de Ligório

Você conhece a história de Santo Afonso Maria de Ligório? Antes de saber mais, vale a pena ouvir o que disse o padre Adriano Zandoná sobre este doutor da Igreja em uma de suas homilias na Comunidade Canção Nova. Assista a seguir.

SANTO AFONSO E A CONSCIÊNCIA BEM FORMADA | Padre Adriano

Não tenha medo da devoção aos santos

Padre Adriano Zandoná, em uma homilia, disse: “Não tenha medo de conhecer a história dos santos. Conhecendo, de fato, a história dos santos você não vai se afastar de Jesus, você vai amar Jesus mais! Porque nós não adoramos os santos, nós entendemos que eles apresentam para nós um caminho certeiro de vivência do Evangelho”.

A frase do sacerdote nos convida a redescobrir o valor das vidas dos santos como exemplos concretos de vivência do Evangelho. Conhecer a história dos santos não é uma prática de idolatria, mas sim um caminho para se aprofundar na fé cristã. Os santos, com suas lutas e virtudes, mostram como é possível viver em profunda comunhão com Deus, apesar das limitações humanas. Ao aprender sobre suas histórias, somos inspirados a amar mais a Jesus, porque os santos nos apontam para Ele, como modelos de seguimento de Cristo. Assim, ao invés de nos afastar, o conhecimento das vidas dos santos nos aproxima ainda mais da verdadeira essência do Evangelho.

Os santos são um caminho certeiro de vivência do Evangelho

Santo Afonso Maria de Ligório

Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787) foi um renomado bispo, doutor da Igreja e fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, também conhecida como os Redentoristas. Nascido em Nápoles, na Itália, ele inicialmente seguiu uma carreira brilhante como advogado, mas abandonou a profissão devido à corrupção que presenciou no sistema jurídico. Sentindo-se chamado por Deus, Afonso tornou-se sacerdote e dedicou sua vida à evangelização, especialmente entre os mais pobres e marginalizados.

Afonso é amplamente reconhecido por sua contribuição à teologia moral, sendo um defensor de uma abordagem pastoral mais misericordiosa e compreensiva, contrastando com o rigorismo moral prevalente em sua época. Ele também é autor de diversas obras espirituais e teológicas, incluindo “As Glórias de Maria” e o famoso cântico natalino “Tu Scendi dalle Stelle” (Tu desces das estrelas).

Sua vida foi marcada por uma profunda devoção à Eucaristia e à Virgem Maria, sendo conhecido por sua espiritualidade centrada na confiança em Deus e na misericórdia divina. Santo Afonso foi canonizado em 1839 e proclamado Doutor da Igreja em 1871.

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

VATICAN NEWS. S. Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor. Vatican News. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/08/01/s–afonso-maria-de-ligorio–bispo-e-doutor-da-igreja–fundador-d.html. Acesso em: 1 de agosto de 2024.

ZANDONÁ, A. SANTO AFONSO E A CONSCIÊNCIA BEM FORMADA | Padre Adriano. Padre Adriano Zandoná. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RguCUFLOaak. Acesso em: 1 de agosto de 2024.

Sair da versão mobile