São Francisco de Assis foi herege? A resposta ao protestante que fez essa afirmação
Um protestante afirmou que São Francisco de Assis foi herege por causa da conhecida frase: “Pregue o evangelho em todos os momentos. Se necessário, use palavras”. Será que o santo de Assis cometeu um grave erro com a suas célebres palavras? Diácono João Victor Mariano responde no vídeo a seguir.
Sejamos cumpridores da Palavras e não apenas ouvintes
A Palavra de Deus, em Tg 1,22, disse: “Sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos”.
Este versículo da Carta de Tiago nos chama a refletir sobre a autenticidade da nossa fé. Tiago nos alerta que ouvir a Palavra de Deus é importante, mas não suficiente. É necessário que essa Palavra se torne ação em nossa vida diária.
Ouvir a Palavra de Deus e não colocá-la em prática é como olhar para um espelho e esquecer imediatamente o que vimos (Tg 1,23-24). Isso indica uma falta de compromisso genuíno com o que acreditamos. A verdadeira fé se manifesta em ações concretas de amor, justiça e misericórdia. Quando vivemos conforme a Palavra, mostramos que a nossa fé é viva e autêntica.
Ser um “cumpridor da palavra” significa permitir que os ensinamentos de Cristo moldem nossas atitudes, decisões e comportamentos. Isso envolve um esforço contínuo de conversão e crescimento espiritual. É um chamado a sermos testemunhas vivas do Evangelho, não apenas em palavras, mas principalmente em ações.
Portanto, Tiago nos exorta a não nos contentarmos apenas com a escuta passiva, mas a sermos transformados pela Palavra, permitindo que ela produza frutos em nossa vida e na vida daqueles ao nosso redor. Ser cumpridor da Palavra é viver a fé de forma concreta, tornando-se agente de transformação e graça no mundo.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
BÍBLIA SAGRADA. Tradução Ave-Maria. 104ª ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2011.
MARIANO, J. V. PROTESTANTE AFIRMA QUE SÃO FRANCISCO COMETEU HERESIA. Diácono João Victor Mariano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sbZanVd0VW8. Acesso em: 25 de julho de 2024.