Clicky

Por que nós estamos aqui na Terra? Deus nos deu realmente o livre arbítrio? - Altair Fonseca
Por que nós estamos aqui na Terra?
Reflexões e Meditações / Vídeos

Por que nós estamos aqui na Terra? Deus nos deu realmente o livre arbítrio?

Refletir profundamente sobre o que estamos fazendo aqui na Terra é uma atitude que nos leva a alargar nossos horizontes e a buscar um novo sentido. No vídeo a seguir, você confere um trecho da participação do Frei Gilson no podcast Inteligência Ltda., do Vilela. Será que temos realmente o livre arbítrio? Podemos fazer o que quisermos sem arcar com as consequências? Vale a pena pensar sobre isso.

“Foi DEUS que ESCREVEU a BÍBLIA, MAS o SER HUMANO…” FREI GILSON fala sobre nossa MISSÃO na TERRA

Deus te escolheu para a santidade

Frei Gilson, em participação no podcast Inteligência Ltda., disse: “Você foi escolhido, em Jesus, antes da criação do mundo […] ‘beleza, Deus, para que que eu estou aqui?’. Você está aqui para ser santo”.

A frase de Frei Gilson nos leva a uma profunda meditação sobre o propósito de nossa existência e a nossa vocação à santidade. Este ensinamento nos convida a refletir sobre a nossa identidade em Cristo e o chamado universal à santidade.

Escolhidos em Cristo

A primeira parte da frase, “Você foi escolhido, em Jesus, antes da criação do mundo”, ecoa a passagem de Efésios 1,4: “Nele nos escolheu antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”. Este versículo revela que nossa vocação à santidade não é um acaso, mas um plano divino. Deus nos conhecia e nos escolheu antes mesmo de termos nascido, destinando-nos a uma vida de comunhão com Ele.

O propósito de nossa existência

A pergunta “Deus, para que que eu estou aqui?” é uma questão existencial que muitos de nós fazemos em algum momento da vida. Frei Gilson responde de maneira clara e direta: “Você está aqui para ser santo”. Esta resposta nos lembra que o objetivo final de nossa vida é a santidade, que significa estar em plena comunhão com Deus e refletir Seu amor e bondade em nossas ações.

Deus te escolheu para a santidade
Deus te escolheu para a santidade

A vocação à santidade

A santidade não é reservada a uma elite espiritual ou a pessoas extraordinárias. É um chamado para todos, como afirmou o Concílio Vaticano II na Constituição Dogmática Lumen Gentium: “Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou condição, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade” (LG 40). Isso significa que todos nós, independentemente de nossa situação ou condição, somos chamados a buscar a santidade em nosso cotidiano.

Viver a santidade no cotidiano

Intimidade com Deus

Cultivar uma vida de oração, frequentar os sacramentos, especialmente a Eucaristia e a Reconciliação, e meditar na Palavra de Deus são formas de crescer na intimidade com Ele.

Amor ao próximo

A santidade se manifesta no amor ao próximo. Atos de caridade, justiça e serviço são expressões concretas de nossa fé e amor a Deus.

Virtudes cristãs

Buscar viver as virtudes cristãs, como humildade, paciência, bondade, mansidão e pureza de coração, nos aproxima cada vez mais de Cristo.

Testemunho de vida

Nossa vida deve ser um reflexo do amor e da santidade de Deus. Ser testemunhas autênticas do Evangelho em nossas palavras e ações é uma forma poderosa de evangelização.

Conclusão

Frei Gilson nos lembra que a nossa existência tem um propósito divino e que fomos escolhidos para ser santos. Esta vocação à santidade é um convite à transformação interior e ao compromisso de viver em comunhão com Deus e com os outros.

Que possamos abraçar esse chamado com alegria e dedicação, buscando a santidade em cada aspecto de nossa vida. Que, guiados pelo Espírito Santo, possamos crescer em amor e virtude, refletindo a presença de Deus no mundo e testemunhando a beleza de uma vida vivida em Cristo.

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Dogmática Lumen Gentium sobre a Igreja. 21 de novembro de 1964. Disponível em: http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19641121_lumen-gentium_po.html. Acesso em: 24 de julho de 2024.

FREI GILSON. “Foi DEUS que ESCREVEU a BÍBLIA, MAS o SER HUMANO…” FREI GILSON fala sobre nossa MISSÃO na TERRA. Cortes do Inteligência [OFICIAL] Disponível em: htps://www.youtube.com/watch?v=upE00fGFYas. Acesso em: 24 de julho de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001