Muita gente está perdendo completamente o sentido da vida, deixando de acreditar no ser humano, deixando de ter fé em Deus. Afundadas em um cultura de ilusões, as pessoas perdem a esperança e acabam até tentando o suicídio. O conteúdo de hoje é muito importante e é o início do projeto de um padre preocupado com a cura das almas.
- Veja também: Quem tira a própria vida vai direto para o Inferno? A resposta da Igreja Católica sobre o suicídio.
A seguir, você confere o belo programa produzido pelo padre Henrique Fávaro, da Arquidiocese de Cuiabá. O jovem sacerdote cita Santa Teresa d’Ávila para nos ajudar a encontrar uma luz no meio da aparente escuridão. Assista:
Você pensa na vida eterna?
Padre Henrique Fávaro, em vídeo do programa Aparente Escuridão, disse: “[…] É tempo de fazer alguma coisa que vale a pena nesta vida porque ela passa. O que importa é a posterior, a vida eterna, que vem aí e que será um prêmio para os que conseguiram acender a ‘pira olímpica’ desta vida e a mantiveram acesa, a fim de iluminar todo o seu interior e ao seu redor […]”.
A reflexão do jovem sacerdote, comparando nossa vida com a jornada olímpica, nos oferece uma rica analogia para entender nossa caminhada de fé. Quando ele fala sobre fazer algo que realmente vale a pena nesta vida, nos lembra da urgência de vivermos com propósito e intenção, direcionando nossos esforços para o que tem valor eterno.
Assim como os atletas treinam arduamente para as Olimpíadas, sacrificando-se e dedicando-se inteiramente à sua preparação, nós, como “atletas de Cristo”, somos chamados a treinar nossas almas e fortalecer nossa fé. São Paulo, em suas cartas, usa frequentemente metáforas esportivas para ilustrar a disciplina e a perseverança necessárias na vida cristã. Em 1 Coríntios 9,24-27, ele diz: “Não sabeis que, no estádio, todos correm, mas só um leva o prêmio? Correi de tal maneira que o consigais. Todo atleta se impõe uma disciplina rigorosa; eles o fazem para ganhar uma coroa corruptível, mas nós, uma incorruptível”.
Acender a “pira olímpica” da nossa vida simboliza o início de uma jornada de fé iluminada pela luz de Cristo. Mantê-la acesa representa nossa constância e fidelidade ao longo dessa jornada, refletindo a luz de Cristo em nosso interior e ao nosso redor. Isso nos desafia a viver de modo que nossas ações, palavras e pensamentos estejam alinhados com os ensinamentos de Cristo, iluminando o caminho para os outros e glorificando a Deus.
A vida eterna, descrita como o prêmio final, é a coroação de nossos esforços, uma recompensa incomparável para aqueles que perseveraram na fé e na virtude. Este prêmio nos motiva a continuar correndo a corrida da fé, mesmo diante das dificuldades e desafios, com a certeza de que Deus é fiel e suas promessas são verdadeiras.
Portanto, como atletas de Cristo, somos chamados a viver de forma intensa e dedicada, mantendo sempre a chama da fé acesa em nossos corações. Que possamos inspirar e iluminar o mundo ao nosso redor, demonstrando que o verdadeiro prêmio, a vida eterna com Deus, vale todo sacrifício e esforço. Que possamos ser, como São Paulo, exemplos de fé e perseverança, correndo a corrida com os olhos fixos em Cristo, o autor e consumador da nossa fé.
Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!
Referências:
BÍBLIA SAGRADA. Tradução Ave-Maria. 104ª ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2011.
FÁVARO, H. A sua escuridão é apenas aparente! | Aparente Escuridão | EP01. Padre Henrique Fávaro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eoMUYKU6YWE. Acesso em: 22 de julho de 2024.