Ícone do site Altair Fonseca

Você sabe qual é o dia mais belo? Santa Madre Teresa de Calcutá te conta

Santa Madre Teresa de Calcutá

Santa Madre Teresa de Calcutá

No programa Poetizar, padre Reginaldo Manzotti traz inspirações para uma vida mais leve e cheia de sentido. No episódio que você verá a seguir, um texto recheado de amor e delicadeza. Santa Madre Teresa de Calcutá, entre tantos exemplos, nos deixou também vários textos de grande valor. Certa vez, escreveu: “Você sabe qual é o dia mais belo?” Descubra a seguir.

O DIA MAIS BELO, MADRE TERESA DE CALCUTÁ | POETIZAR | PADRE REGINALDO MANZOTTI

Sobre ela, São João Paulo II disse: “Contemplação e ação, evangelização e promoção humana: Madre Teresa proclama o Evangelho com a sua vida inteiramente doada aos pobres mas, ao mesmo tempo, envolvida pela oração”.

O dia mais belo? Hoje.
A coisa mais fácil? Errar.
O maior obstáculo? O medo.
O maior erro? O abandono.
A raiz de todos os males? O egoísmo.
A distração mais bela? O trabalho.
A pior derrota? O desânimo.
Os melhores professores? As crianças.
A primeira necessidade? Comunicar-se.
O que traz felicidade? Ser útil aos demais.
O pior defeito? O mau humor.
A pessoa mais perigosa? A mentirosa.
O pior sentimento? O rancor.
O presente mais belo? O perdão.
O mais imprescindível? O lar.
A rota mais rápida? O caminho certo.
A sensação mais agradável? A paz interior.
A maior proteção efetiva? O sorriso.
O maior remédio? O otimismo.
A maior satisfação? O dever cumprido.
A força mais potente do mundo? A fé.
As pessoas mais necessárias? Os pais.
A mais bela de todas as coisas? O amor.

Santa Madre Teresa de Calcutá (1910-1997)

Madre Teresa de Calcutá, nascida Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, em 26 de agosto de 1910 em Skopje, na atual Macedônia do Norte, foi uma freira e missionária católica que dedicou sua vida ao serviço dos mais pobres e necessitados. Em 1928, ela ingressou na Congregação das Irmãs de Loreto na Irlanda, onde adotou o nome de Teresa, em homenagem a Santa Teresa de Lisieux. Logo depois, foi enviada para a Índia, onde ensinou em uma escola em Calcutá.

Em 1946, durante uma viagem de trem, Madre Teresa sentiu o chamado para abandonar o convento e viver entre os pobres, dedicando-se completamente a eles. Em 1950, ela fundou a congregação das Missionárias da Caridade, que cresceu exponencialmente e se espalhou pelo mundo, criando hospícios, orfanatos e centros para doentes de lepra, tuberculose e HIV/AIDS.

São João Paulo II sobre Santa Madre Teresa de Calcutá

Reconhecida internacionalmente por seu trabalho humanitário, Madre Teresa recebeu numerosos prêmios, incluindo o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Sua humildade, dedicação e compaixão fizeram dela uma figura emblemática da caridade cristã.

Madre Teresa faleceu em 5 de setembro de 1997, em Calcutá, foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 2003 e canonizada pelo Papa Francisco em 2016. Seu legado continua vivo através da congregação que fundou e das inúmeras pessoas que se inspiram em seu exemplo de amor e serviço ao próximo.

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

MANZOTTI, R. O dia mais belo, Madre Teresa de Calcutá | Poetizar | Padre Reginaldo Manzotti. Padre Reginaldo Manzotti. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4Y-DA9FK6BY. Acesso em: 18 de julho de 2024.

JOÃO PAULO II, PAPA. Homilia do Papa João Paulo II na beatificação da Madre Teresa de Calcutá. Disponível em: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/2003/documents/hf_jp-ii_hom_20031019_mother-theresa.html. Acesso em: 18 de julho de 2024.

SANTA SÉ. Mother Teresa of Calcutta(1910-1997). Disponível em: https://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_20031019_madre-teresa_en.html. Acesso em: 18 de julho de 2024.

Sair da versão mobile