No programa Poetizar, padre Reginaldo Manzotti traz inspirações para uma vida mais leve e cheia de sentido. No episódio que você verá a seguir, um texto recheado de amor e delicadeza. Santa Madre Teresa de Calcutá, entre tantos exemplos, nos deixou também vários textos de grande valor. Certa vez, escreveu: “Você sabe qual é o dia mais belo?” Descubra a seguir.
Sobre ela, São João Paulo II disse: “Contemplação e ação, evangelização e promoção humana: Madre Teresa proclama o Evangelho com a sua vida inteiramente doada aos pobres mas, ao mesmo tempo, envolvida pela oração”.
- Veja também: O que aconteceu com o coração de São Filipe Néri?
O dia mais belo? Hoje.
A coisa mais fácil? Errar.
O maior obstáculo? O medo.
O maior erro? O abandono.
A raiz de todos os males? O egoísmo.
A distração mais bela? O trabalho.
A pior derrota? O desânimo.
Os melhores professores? As crianças.
A primeira necessidade? Comunicar-se.
O que traz felicidade? Ser útil aos demais.
O pior defeito? O mau humor.
A pessoa mais perigosa? A mentirosa.
O pior sentimento? O rancor.
O presente mais belo? O perdão.
O mais imprescindível? O lar.
A rota mais rápida? O caminho certo.
A sensação mais agradável? A paz interior.
A maior proteção efetiva? O sorriso.
O maior remédio? O otimismo.
A maior satisfação? O dever cumprido.
A força mais potente do mundo? A fé.
As pessoas mais necessárias? Os pais.
A mais bela de todas as coisas? O amor.
Santa Madre Teresa de Calcutá (1910-1997)
Madre Teresa de Calcutá, nascida Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, em 26 de agosto de 1910 em Skopje, na atual Macedônia do Norte, foi uma freira e missionária católica que dedicou sua vida ao serviço dos mais pobres e necessitados. Em 1928, ela ingressou na Congregação das Irmãs de Loreto na Irlanda, onde adotou o nome de Teresa, em homenagem a Santa Teresa de Lisieux. Logo depois, foi enviada para a Índia, onde ensinou em uma escola em Calcutá.
Em 1946, durante uma viagem de trem, Madre Teresa sentiu o chamado para abandonar o convento e viver entre os pobres, dedicando-se completamente a eles. Em 1950, ela fundou a congregação das Missionárias da Caridade, que cresceu exponencialmente e se espalhou pelo mundo, criando hospícios, orfanatos e centros para doentes de lepra, tuberculose e HIV/AIDS.
Reconhecida internacionalmente por seu trabalho humanitário, Madre Teresa recebeu numerosos prêmios, incluindo o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Sua humildade, dedicação e compaixão fizeram dela uma figura emblemática da caridade cristã.
Madre Teresa faleceu em 5 de setembro de 1997, em Calcutá, foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 2003 e canonizada pelo Papa Francisco em 2016. Seu legado continua vivo através da congregação que fundou e das inúmeras pessoas que se inspiram em seu exemplo de amor e serviço ao próximo.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
MANZOTTI, R. O dia mais belo, Madre Teresa de Calcutá | Poetizar | Padre Reginaldo Manzotti. Padre Reginaldo Manzotti. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4Y-DA9FK6BY. Acesso em: 18 de julho de 2024.
JOÃO PAULO II, PAPA. Homilia do Papa João Paulo II na beatificação da Madre Teresa de Calcutá. Disponível em: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/2003/documents/hf_jp-ii_hom_20031019_mother-theresa.html. Acesso em: 18 de julho de 2024.
SANTA SÉ. Mother Teresa of Calcutta(1910-1997). Disponível em: https://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_20031019_madre-teresa_en.html. Acesso em: 18 de julho de 2024.