São Filipe Néri, nascido em Florença em 1515, foi um sacerdote conhecido por sua alegria e dedicação ao serviço dos pobres e à evangelização em Roma, onde chegou em 1534. Mas você sabe o que aconteceu com o coração deste santo? Vamos descobrir a seguir.
O que aconteceu com o coração de São Filipe Néri?
São Filipe Néri é popularmente conhecido como o Apóstolo de Roma pelo apostolado que desenvolveu nas cercanias da cidade eterna, primeiro como leigo e depois como sacerdote. O que poucos sabem é que este grande evangelizador, antes de tudo, tinha uma vida de intimidade com Cristo, que resultava em constantes experiências místicas. Em uma delas, durante a Vigília de Pentecostes de 1544, o santo teve seu coração literalmente dilatado pela ação do Espírito Santo. Conheça essa página da vida de São Filipe Néri contada pelo Padre Paulo Ricardo no vídeo a seguir:
Sobre São Filipe Néri
São Filipe Néri é lembrado por sua personalidade carismática e seu compromisso com a caridade, que atraíram muitos seguidores. Em 1575, fundou a Congregação do Oratório, um grupo de sacerdotes que promovia a espiritualidade, a educação e a cultura entre os leigos. Filipe era conhecido por sua humildade e obediência, e incentivava a devoção à Virgem Maria e a prática da caridade.
Ele acreditava que a verdadeira espiritualidade envolvia estar próximo das pessoas, guiando-as e encorajando-as na fé. Sua abordagem pastoral era marcada pela alegria e pelo dinamismo, sempre buscando formas inovadoras de atrair as pessoas para a vida cristã. São Filipe Néri faleceu em 1595, deixando um legado duradouro na Igreja Católica, especialmente na forma de um renovado zelo pastoral e na criação de uma comunidade religiosa dedicada ao serviço e à formação espiritual.
São Filipe Néri, o terceiro “Apóstolo de Roma”, com um coração literalmente alargado por amor a Deus, dizia: “Não é hora de dormir, porque o Paraíso não é para ociosos!”.
Oração de São Filipe Néri a Jesus Cristo
Meu Jesus Cristo,
quero a Vós servir
e não encontro o caminho.
Quero fazer o bem
e não encontro o caminho.
Quero a Vós encontrar
e não encontro o caminho.
Quero a Vós amar
e não encontro o caminho.
Ainda não Vos conheço, meu Jesus,
porque não Vos procuro.
Procuro-Vos e não Vos encontro.
Vinde até mim, meu Jesus.
Nunca Vos amarei,
se não me ajudardes, meu Jesus.
Cortai as minhas amarras
se quiserdes que eu seja Vosso.
Jesus, sede para mim Jesus.
Amém.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
AZEVEDO JUNIOR, P. R. O grande místico, São Filipe Néri. Padre Paulo Ricardo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6SKFT4aEeoQ. Acesso em: 17 de julho de 2024.
COMUNIDADE SHALOM. Oração de São Filipe Néri. Disponível em: https://comshalom.org/oracao-de-sao-filipe-neri/. Acesso em: 17 de julho de 2024.
VATICAN NEWS. S. Filipe Néri, presbítero, fundador da Congregação dos Padres do Oratório. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/05/26/s–filipe-neri–presbitero–fundador-da-congregacao-dos-padres-d.html. Acesso em: 17 de julho de 2024.