Clicky

Onde Jesus foi pregado: nas mãos ou nos punhos? - Altair Fonseca
Mãos ou punhos
Reflexões e Meditações / Vídeos

Onde Jesus foi pregado: nas mãos ou nos punhos?

Dr. Thomas Kentish, médico e católico desvenda um assunto que causa controvérsia entre os cristãos: afinal, Jesus foi pregado nas mãos ou nos punhos? A resposta com várias curiosidades científicas a seguir:

Onde Jesus foi pregado: nas mãos ou nos punhos?

A Palavra de Deus, em Jo 19,36, nos diz: “Assim se cumpriu a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado”. A profecia pode ser encontrada em Ex 12,46, que diz: “O cordeiro será comido em uma mesma casa: tu não levarás nada de sua carne para fora da casa e não lhe quebrarás osso algum”.

Esta conexão entre João 19,36 e Êxodo 12,46 revela uma profundidade teológica significativa. O contexto em Êxodo descreve as instruções para a celebração da Páscoa judaica, na qual o cordeiro pascal deveria ser sacrificado e comido sem que nenhum de seus ossos fosse quebrado. Este cordeiro pascal é uma prefiguração de Jesus Cristo, o verdadeiro Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1,29).

Na narrativa da Paixão, João nos mostra que Jesus, ao ser crucificado, cumpre essa profecia de modo literal. Durante a crucificação, era comum quebrar as pernas dos condenados para apressar a morte, mas Jesus já estava morto quando os soldados chegaram a Ele, e, portanto, nenhum de Seus ossos foi quebrado (Jo 19,33).

Este detalhe, que poderia parecer insignificante, revela a plenitude do plano de salvação de Deus e a perfeita obediência de Jesus às Escrituras. A integridade física de Jesus na cruz reflete a integridade espiritual e a pureza do Cordeiro pascal, sem mancha nem mácula (1Pd 1,19). Jesus é o cumprimento perfeito da Páscoa judaica, trazendo uma nova aliança e uma nova libertação, não do Egito, mas do pecado e da morte.

Para nós, católicos, esta realização da profecia reforça a nossa fé na providência e na fidelidade de Deus. Ele é fiel às Suas promessas e nos mostra, através de cada detalhe da Paixão de Cristo, que o Seu plano de salvação é perfeito e abrangente. Este trecho também nos convida a meditar sobre o sacrifício de Jesus, reconhecendo-o como o Cordeiro de Deus que se entregou completamente por amor a nós, cumprindo todas as Escrituras para nos trazer a vida eterna.

A Palavra de Deus sobre os ossos de Jesus
A Palavra de Deus sobre os ossos de Jesus

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

BÍBLIA SAGRADA. Tradução Ave-Maria. 104ª ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2011.

KENTISH, T. Onde Jesus foi pregado: nas mãos ou nos punhos? Tertúlia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7tTp2oq7ECA. Acesso em: 16 de julho de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001