Católicos usando músicas e pregações de protestantes, pode isso?
No vídeo a seguir, diácono João Victor Mariano comenta a fala de Moisés Rocha (Comunidade Filhos de João Batista) sobre músicas e pregações protestantes. Você acha que é certo que um católico use e divulgue músicas e pregações de protestantes? Assista e reflita:
O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 1157, ensina: “O canto e a música desempenham a sua função de sinais, dum modo tanto mais significativo, quanto mais intimamente estiverem unidos à ação litúrgica, segundo três critérios principais: a beleza expressiva da oração, a participação unânime da assembleia nos momentos previstos e o carácter solene da celebração. Participam, assim, na finalidade das palavras e das ações litúrgicas: a glória de Deus e a santificação dos fiéis”.
A frase sublinha a importância do canto e da música na liturgia católica, destacando que sua função de sinal é mais significativa quando estão intimamente ligados à ação litúrgica. Os três critérios principais mencionados são: a beleza expressiva da oração, a participação ativa da assembleia e o caráter solene da celebração. Assim, o canto e a música contribuem para a glória de Deus e a santificação dos fiéis, alinhando-se com o propósito das palavras e ações litúrgicas.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.
MARIANO, J. V., CATÓLICOS USANDO MÚSICA E PREGAÇÃO PROTESTANTE? // Reação ao Moisés Rocha. Diácono João Victor Mariano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OemTkQxyQmU. Acesso em: 13 de julho de 2024.