Ícone do site Altair Fonseca

Por que a Igreja incomoda tanto os homens?

Por que a Igreja incomoda tanto os homens?

Por que a Igreja incomoda tanto os homens?

Existe um ódio contra a fé católica que ultrapassou os séculos. Afinal, nenhuma religião foi tão perseguida e deturpada com falácias como a católica. E por que alguém se incomodaria tanto com tal religião se ela fosse só mais uma? Somente a verdadeira Igreja de Cristo pode ser perseguida assim como o seu Fundador foi e precisamos refletir sobre isso.

Por que a Igreja incomoda tanto os homens?

Padre Lucas Folego, em vídeo da Minha Biblioteca Católica, disse: “Quando você olha os ensinamentos da Igreja, sua doutrina, sua moral, você vê que os cristãos estão sempre acertando. Enquanto o mundo inteiro está errando, dando opiniões erradas, de diversos assuntos, mas principalmente da questão doutrinal e moral, dos costumes, os cristãos estão sempre certos”.

A frase do Padre Lucas Folego toca em um ponto central da fé católica: a convicção de que a Igreja possui a verdade em questões de doutrina e moral, um fundamento que se baseia na certeza de que a Igreja é guiada pelo Espírito Santo e fundada por Cristo.

A Igreja e a Verdade

A Igreja Católica é a depositária da verdade revelada por Deus através de Jesus Cristo. Esta verdade abrange a doutrina, a moral e os costumes. Segundo a tradição católica, essa verdade não é sujeita a mudanças de acordo com as opiniões ou modas do mundo, mas é constante e eterna, refletindo a natureza imutável de Deus.

Os verdadeiros cristãos estão sempre certos

A Constância em meio às mudanças

O mundo está em constante mudança, e as opiniões sobre diversos assuntos, incluindo os morais e doutrinais, podem variar significativamente ao longo do tempo e entre diferentes culturas. Em contraste, a Igreja Católica se mantém firme em seus ensinamentos, sustentada pela fé de que estes estão fundamentados na revelação divina e na tradição apostólica. Essa constância pode ser vista como um farol de orientação em meio às tempestades de opiniões divergentes e mutáveis.

A história prova: a Igreja sempre esteve certa

A Igreja Católica é, de longe, a instituição mais perseguida de todos os tempos. Você já se perguntou por que isso acontece até hoje? Será mesmo que a Igreja é má, tal como alguns insistem em dizer por aí? A resposta é simples, e está na própria história do mundo. Basta estarmos dispostos a conhecê-la para encontrarmos todas as provas de que precisamos. Neste vídeo, o padre Lucas Folego nos ajuda a entender as razões pelas quais a Igreja Católica permanece inabalável, mesmo diante do caos e do ódio irracional dos homens.

A HISTÓRIA prova: a IGREJA sempre esteve certa

A certeza da fé

A certeza com que a Igreja defende seus ensinamentos pode ser entendida como um ato de fé na promessa de Cristo de que “as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16,18). Esta promessa é interpretada como uma garantia de que a Igreja será sempre guiada na verdade pelo Espírito Santo. Portanto, quando Padre Lucas afirma que “os cristãos estão sempre certos”, ele está expressando a confiança na orientação divina sobre a Igreja em questões de doutrina e moral.

Desafios e diálogo

Entretanto, essa perspectiva também apresenta desafios. Em um mundo pluralista, onde há uma multiplicidade de crenças e valores, a postura de certeza da Igreja pode ser vista como exclusivista ou inflexível. É essencial, então, que os cristãos abordem esses desafios com caridade e humildade, buscando o diálogo respeitoso com aqueles que possuem visões diferentes, ao mesmo tempo em que permanecem fiéis aos ensinamentos da Igreja.

A aplicação pessoal

Para o cristão, essa reflexão deve levar a uma confiança renovada na sabedoria da Igreja e a uma busca contínua de conformidade com seus ensinamentos. Também deve inspirar um espírito de evangelização, compartilhando a beleza e a verdade da fé católica com o mundo, sempre com amor e respeito.

Conclusão

A afirmação de Padre Lucas Folego reflete a crença na infalibilidade da Igreja em questões de doutrina e moral. Esta certeza é um alicerce da fé católica, convidando os fiéis a confiarem na orientação da Igreja e a viverem de acordo com seus ensinamentos, enquanto mantêm um coração aberto ao diálogo e ao testemunho amoroso da verdade de Cristo.

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

BÍBLIA SAGRADA. Tradução Ave-Maria. 104ª ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2011.

FOLEGO, L. A HISTÓRIA prova: a IGREJA sempre esteve certa. Minha Biblioteca Católica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7g9_tb9Tvh4. Acesso em: 11 de julho de 2024.

Sair da versão mobile