Ícone do site Altair Fonseca

O que o Papa Francisco disse a monges budistas tailandeses?

Papa Francisco e monges budistas

Papa Francisco e monges budistas

O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta segunda-feira (27/05), na Sala Clementina, no Vaticano,  uma delegação de monges budistas tailandeses. Nesse encontro, ele expressou sua alegria em receber os representantes do Templo de Wat Phra Cetuphon, fortalecendo a amizade duradoura entre as tradições religiosas.

O que o Papa Francisco disse a monges budistas tailandeses?

Durante seu discurso, o Papa recordou sua viagem à Tailândia em 2019, destacando o acolhimento e a hospitalidade que recebeu. Ele enviou saudações afetuosas ao Patriarca Supremo da Tailândia, enfatizando a importância do diálogo inter-religioso e da colaboração para curar uma humanidade e uma Terra feridas.

Francisco lembrou que, durante o Colóquio, foram sublinhados três pontos fundamentais: em primeiro lugar, foi dito que “ninguém se salva sozinho; só podemos ser salvos juntos, pois estamos interligados e interdependentes”.

O pontífice afirmou: “À luz desta verdade, exorto-os a colaborar com todos: sociedade civil, membros de outras religiões, governos, organizações internacionais, comunidades acadêmicas e científicas e todas as outras partes interessadas a promover uma amizade que apoie a paz e a fraternidade e construa um mundo mais inclusivo”.

Em segundo lugar, foi destacada “a importância de educar cada pessoa, especialmente os jovens e as crianças, nas relações de cuidado e atenção aos outros e ao ambiente”.

Por fim, foi afirmado: “Acreditamos que a oração e a meditação podem mudar as coisas, purificando nossos corações e mentes; gerando bondade, misericórdia e perdão onde há ódio e vingança, criando um espírito de respeito e cuidado pelos outros e pela terra.”

Por fim, o Papa agradeceu aos monges budistas por rezarem pela paz na Basílica de Santa Maria em Trastevere, em Roma. Ele os encorajou a continuarem reavivando o diálogo e a colaboração, especialmente com a Igreja Católica na Tailândia, em um espírito de amizade constante.

A alegria do Evangelho

O Papa Francisco escreveu a exortação apostólica Evangelii Gaudium em 2013, abordando o anúncio do Evangelho no mundo atual. Nela, ele enfatiza que o Evangelho não é uma ideologia, mas um anúncio de alegria. A evangelização deve ser gratuita e vir da plenitude, não da pressão.

Papa Francisco e a secularização

O Papa destacou que a evangelização não deve ser baseada em ideologias, mas sim na alegria de compartilhar a mensagem de Jesus Cristo. As ideologias são frias, enquanto o Evangelho é cheio de vida e esperança. No documento, o pontífice disse que “O processo de secularização tende a reduzir a fé e a Igreja ao âmbito privado e íntimo. Além disso, com a negação de toda a transcendência, produziu-se uma crescente deformação ética, um enfraquecimento do sentido do pecado pessoal e social e um aumento progressivo do relativismo; e tudo isso provoca uma desorientação generalizada […].”

Em outro trecho da mesma exortação apostólica, Papa Francisco falou sobre a importância da pregação do Evangelho a todos os povos: “Renovemos a nossa confiança na pregação, que se funda na convicção de que é Deus que deseja alcançar os outros através do pregador e de que Ele mostra o seu poder através da palavra humana. São Paulo fala vigorosamente sobre a necessidade de pregar, porque o Senhor quis chegar aos outros por meio também da nossa palavra (cf. Rm 10, 14-17). Com a palavra, Nosso Senhor conquistou o coração da gente. De todas as partes, vinham para O ouvir (cf. Mc 1, 45). Ficavam maravilhados, ‘bebendo’ os seus ensinamentos (cf. Mc 6, 2). Sentiam que lhes falava como quem tem autoridade (cf. Mc 1, 27). E os Apóstolos, que Jesus estabelecera ‘para estarem com Ele e para os enviar a pregar’ (Mc 3, 14), atraíram para o seio da Igreja todos os povos com a palavra (cf. Mc 16, 15.20)”.

Neste contexto, anunciar o Evangelho a toda criatura, inicialmente com proximidade e o testemunho de vida, é fundamental para a proximidade dos povos para que toda a humanidade se aproxime do único Deus verdadeiro.

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

PAPA FRANCISCO. O Papa aos budistas: continuem reavivando o diálogo e a colaboração. Vatican News. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-05/papa-francisco-audiencia-monges-budistas-tailandeses.html. Acesso em: 27 de maio 2024.

PAPA FRANCISCO. EXORTAÇÃO APOSTÓLICA EVANGELII GAUDIUMVatican. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium.html. Acesso em: 27 de maio 2024.

Sair da versão mobile