Clicky

Como coisa e propriedade vossa ou como filho(a)? - Altair Fonseca
Como coisa e propriedade vossa
Conhecimento da Igreja Católica

Como coisa e propriedade vossa ou como filho(a)?

Seja cantando ou dizendo a oração de consagração a Nossa Senhora, é bem provável que você já tenha ouvido diferentes versões do texto. Talvez por acharem estranha a expressão “coisa e propriedade”, muitos substituem esses termos por “como filho(a)”. Mas qual seriam as palavras corretas?

Como coisa e propriedade vossa ou como filho(a)?

A frase “como coisa e propriedade vossa” faz parte de uma antiga oração de consagração a Nossa Senhora. Essa oração expressa a entrega total de alguém a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria. Vamos explorar o significado dessa expressão:

Origem e Contexto

A oração originalmente diz: “…incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como COISA e propriedade vossa”. Essa formulação pode parecer estranha à primeira vista, mas tem raízes profundas na tradição católica.

Significado

A palavra “coisa” aqui não deve ser interpretada de forma negativa. Maria se ofereceu como “escrava” (doule kyriou) para Deus, mostrando sua humildade e total disponibilidade para cumprir a vontade divina. Ao se colocar como “coisa” nas mãos de Deus, Maria demonstrou sua obediência e confiança absoluta.

Por que “coisa”?

A palavra “coisa” enfatiza a total submissão e confiança. Maria não hesitou em se rebaixar diante do Senhor. Se queremos, com humildade, seguir os passos de Maria, aquela que deixou de lado a sua vontade para fazer a vontade de Deus, precisamos ser como “coisa” nas mãos do Senhor, por meio da intercessão da Virgem. Eis o sentido da consagração.

Os humilhados serão exaltados
Os humilhados serão exaltados

Versões Alternativas

Alguns devotos preferem trocar “coisa” por “filho(a)” na oração, o que pode causas a perda de parte do significado original. Embora não exista nenhuma proibição quanto ao uso da palavra “filho(a)”, é evidente que a ênfase na humildade e submissão é mais forte quando usamos a palavra “coisa”.

Em resumo, essa oração nos convida a imitar a simplicidade e a confiança de Maria, reconhecendo que, ao nos entregarmos totalmente a Deus, somos elevados e honrados por Nossa Senhora. É preciso meditar sobre as palavras do Mestre: “Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado” (Mt 23,12).

Oração de Consagração a Nossa Senhora

Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E como assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.

Oração de consagração a Nossa Senhora
Oração de consagração a Nossa Senhora

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

A CATEQUISTA. Como “coisa” e propriedade vossa, ou como “filho”? Como coisa, sim! O Catequista. Disponível em: https://ocatequista.com.br/atitude-catolica/item/18276-como-coisa-e-propriedade-vossa-ou-como-filho-como-coisa-sim. Acesso em: 26 de maio 2024.

CALDEIRA. F. R. Como coisa e propriedade vossa. Diocese de Apucarana. Disponível em: https://diocesedeapucarana.com.br/portal/artigo/88/. Acesso em: 26 de maio 2024.

NOTÍCIAS. Como COISA e propriedade vossa. Paróquia Nossa Senhora da Glória. Disponível em: https://www.paroquiagloria.org.br/como-coisa-e-propriedade-vossa/. Acesso em: 26 de maio 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001