Em recente entrevista muito profunda, Papa Francisco demonstrou humanidade, abertura de coração e defesa da Tradição. O difícil equilíbrio em tempos conturbados exige o máximo das forças físicas, mentais e espirituais de um pontífice. Será que temos a dimensão do que um Papa vive? Suas angústias e anseios? O material a seguir nos ajudará a entender melhor o Papa e a Igreja Católica, para assim melhor rezarmos por ambos.
O que se passa no coração do Papa?
A preocupação com a Faixa de Gaza e um telefonema diário, todas as tardes para a única Igreja Católica na localidade; o antissemitismo e o mal espalhado por todas as ideologias; a impossibilidade da ordenação de mulheres e muitos outros assuntos foram abordados pelo pontífice com seu característico olhar bondoso, mas que não tira a responsabilidade dos que estão deixando de fazer a sua parte. Por exemplo, ao falar das mudanças climáticas, Papa Francisco criticou os negacionistas e as reuniões globais que não apresentam nenhum resultado concreto e ficam na teoria das palavras bonitas. Ora, não adianta falar bonito sobre o clima viajando de um lado para o outro em jatos poluentes, gastando dinheiro público e poluindo o meio ambiente, correto?
Na entrevista, ao refletir sobre o antissemitismo, Papa Francisco disse: “Toda ideologia é ruim, toda! Seja da direita, do centro ou da esquerda. Uma ideologia não é uma ideia, não, é algo pior. Um antissemitismo é uma ideologia e é ruim, qualquer ‘anti’ é sempre ruim, então essas posturas de perseguição, de condenar abertamente não servem para nada”. Muitos talvez julguem o Papa baseando-se numa ideologia, sem nem mesmo estudar o seu pontificado e todo o seu esforço para unir um povo com tantas diferenças. Problemas de comunicação e falta de clareza em documentos? Opiniões pessoais discutíveis? Talvez sim, mas é necessário ter caridade com o sucessor de Pedro, que continua, como aquele pescador, pescar a humanidade para o Reino de Deus.
Mulheres ordenadas?
“Muitos meninos e meninas virão aqui no fim do próximo mês para a Jornada Mundial das Crianças”, disse a entrevistadora ao papa. “E estou curiosa, para uma menina que cresce como católica hoje, ela algum dia terá a oportunidade de ser diaconisa e participar como membro do clero na Igreja?”.1
“Não”, respondeu o papa.
Pressionado por O´Donnell sobre se o diaconato feminino é “algo a que ele está aberto”, Francisco respondeu: “Se forem diaconisas com ordens sagradas, não”.
“Mas as mulheres sempre tiveram, eu diria, a função de diaconisas sem serem diaconisas, certo?”, disse o pontífice. “As mulheres prestam um grande serviço como mulheres, não como ministras, como ministras nesse sentido, dentro das ordens sagradas”. Francisco exaltou a grandiosa posição da mulher como mãe, e é uma posição que só pode ser ocupada por elas, na Mãe Igreja, com a intercessão da Virgem Maria.
Bênçãos a casais homossexuais?
Papa Francisco reafirmou que a bênção é para as pessoas, individualmente, e não para as relações homossexuais. Com humildade e seriedade, o pontífice disse que não tem poder para mudar as relações como Deus criou. Entretanto, com diálogo e compreensão de ambas as partes, a Igreja permanece aberta para “todos, todos, todos”, como tornou-se costume de Francisco dizer.
Confira, na íntegra, entrevista do Papa Francisco na CBS News
Recentemente, o Papa Francisco concedeu uma entrevista global exclusiva à âncora da rede de TV americana CBS News, Norah O’Donnell, no 60 Minutes2, principal programa de entrevistas da rede. Em conversa ampla, Francisco falou sobre as guerras em todo o mundo, a imigração, as alterações climáticas, a sua visão para a Igreja Católica e o seu legado. Antes da primeira Jornada Mundial da Criança, o Pontífice comentou sobre as crianças como esperança para o futuro.
A posição progressista da âncora, claramente defensora de algumas pautas, insistindo em assuntos sensíveis e que estão longe de ser consenso mundial, concedeu oportunidade formidável para o Papa Francisco se posicionar com sabedoria e amor.
A seguir você confere, na íntegra, a entrevista do Papa Francisco na CBS News (em inglês):
É visível como a mídia distorce o que o Papa Francisco diz e constantemente joga cascas de banana para que ele escorregue e a Igreja receba ataques de todos os lados. Entretanto, o pontífice continua lutando com bom humor, sabedoria, amor e fé. Que lutemos ao seu lado rezando sempre por ele e fazendo a nossa parte em nossas Paróquias. Que Deus abençoe você e sua família!
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. PAYNE, D. Papa Francisco sobre mulheres diaconisas: “Não”. ACI Digital. Disponível em: https://www.acidigital.com/noticia/58106/papa-francisco-sobre-mulheres-diaconisas-nao. Acesso em: 22 de maio de 2024.
2. PAPA FRANCISCO. POPE FRANCIS: THE FIRST with Norah O’Donnell. CBS News. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D1rRj2ecNew. Acesso em: 22 de maio de 2024.