São Bernardo de Claraval foi um grande pregador e, após fundar o Mosteiro de Claraval, começou a irradiar a Igreja com seus escritos, dos quais se destaca o Tratado do Amor de Deus. Foi este doutor da Igreja quem compôs a famosa invocação mariana: “Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria”. A seguir, refletiremos com ele sobre a completa falta de força do ser humano.
- Veja também: Frase de Santa Teresa d’Ávila sobre a caminhada na fé.
Frase de São Bernardo de Claraval sobre a completa falta de força do ser humano
São Bernardo de Claraval, ao refletir sobre a completa falta de força do ser humano, disse: “Quem somos nós, ou qual é a nossa força para resistirmos a tantas tentações? Certamente era isso que Deus queria: que nós, vendo a nossa insuficiência e a falta de auxílio, recorrêssemos com toda humildade à sua misericórdia”.
Reflita. Todos os santos, vistos como fortes e perseverantes, se reconheceram fracos e confiaram totalmente na força de Deus, que age na vida dos humildes. É o próprio Deus quem revela que gosta de confundir os soberbos e dá a sua graça aos humildes. Reconheçamos a nossa total dependência do Senhor e busquemos a sua graça diariamente.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a evangelizar!
Referências:
1. FONSECA, A. O. Frase de São Bernardo de Claraval sobre a completa falta de força do ser humano. Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Pi2H_nqxEGk. Acesso em: 15 de maio de 2024.
2. GAUDIUM NEWS. História, Oração e Frases de São Bernardo de Claraval. Gaudium Press. Disponível em: https://gaudiumpress.org/content/historia-oracao-e-frases-de-sao-bernardo-de-claraval/. Acesso em: 15 de maio de 2024.