O Catecismo da Igreja Católica reconhece que a humanidade rompe a amizade com Deus, mas o Criador permite a reconciliação
Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre como a humanidade rompe a amizade com Deus e Ele permite a reconciliação.
- Veja também: O Catecismo da Igreja Católica ensina que Deus preparou através dos tempos o caminho ao Evangelho.
A humanidade rompe a amizade com Deus, mas o Criador permite a reconciliação
O Catecismo da Igreja Católica,1 no parágrafo 55, ensina: “Esta revelação não foi interrompida pelo pecado de nossos pais. Deus, com efeito, ‘após a queda deles […], com a promessa de redenção, os consolou com a esperança da salvação e velou permanentemente pelo gênero humano, a fim de dar a vida eterna a todos aqueles que, pela perseverança na prática do bem, procuram a salvação’.2 ‘Quando pela desobediência perderam vossa amizade, não os abandonastes ao poder da morte. […] Oferecestes, muitas vezes, aliança aos homens e às mulheres'”.3
Reflita. Mesmo que a humanidade rompa a amizade com Deus, o Criador não se cansa de oferecer oportunidade para o arrependimento e a reconciliação. Respeitando sempre a liberdade humana, por amor, Deus prepara pacientemente aquilo que merecem nossas escolhas para o momento oportuno.
- Estude os outros parágrafos do Catecismo da Igreja Católica aqui: Catecismo da Igreja Católica com comentários e reflexões.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.
2. DV, 3: AAS 58 (1966) 818.
3. Oração Eucarística IV: Missale Romanum, editio typica. Typis Polyglottis Vaticanis. 1970 p. 467 (Missal Romano. São Paulo: Paulus, 2012 [16ª reimpressão], p. 489.