O Catecismo da Igreja Católica ensina que Deus pode ser conhecido pela luz natural da razão humana
Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre a possibilidade de Deus pode ser conhecido pela luz natural da razão humana.
Deus pode ser conhecido pela luz natural da razão humana
O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 47, ensina: “A Igreja ensina que o Deus único e verdadeiro, nosso Criador e Senhor, pode ser conhecido, com certeza, por meio de suas obras graças à luz natural da razão humana2.”
Reflita. O ser humano tem a inteligência dada por Deus que o permite, à luz natural da razão, perceber a presença do Criador nas suas criaturas. Quando tomamos a decisão de desacelerar o ritmo alucinante de nossas vidas para prestarmos mais atenção a tudo o que nos rodeia, percebemos que a graça de Deus sustenta todas as coisas e passamos a ter um relacionamento mais íntimo com Ele.
- Estude os outros parágrafos do Catecismo da Igreja Católica aqui: Catecismo da Igreja Católica com comentários e reflexões.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.
2. DF, De revelatione, cânon 2: DS 3026.