O Catecismo da Igreja Católica mostra que a alegria do ser humano está em Deus
Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre como a alegria do ser humano está em Deus.
A alegria do ser humano está em Deus
O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 45, ensina: “O homem é feito para viver em comunhão com Deus, no qual encontra sua felicidade: ‘Quando eu estiver inteiramente em Vós, nunca mais haverá dor e provação; repleta de Vós por inteiro, minha vida será verdadeira’2“.
Reflita. A humanidade tem tentado tanta coisa na busca por encontrar o equilíbrio e a alegria, mas tem feito essa procura desenfreada deixando Deus de lado. Como o ser humano foi feito para viver em comunhão com o seu Criador, não encontrará plena satisfação em nada que esteja fora d’Ele. A nossa tristeza é maior ou menos conforme o grau de afastamento que temos de Deus. Você percebe?
- Estude os outros parágrafos do Catecismo da Igreja Católica aqui: Catecismo da Igreja Católica com comentários e reflexões.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.
2. Santo Agostinho, Confissões X, 28, 39: CCL, 27, 175 (PL, 32, 795).