Frase de Santo Agostinho sobre a inquietação
Santo Agostinho sabe muito bem o que é ter um coração inquieto, que vagueia a procurar um lugar aconchegante para repousar. Mergulhado numa vida de pecado, não consegue encontrar paz enquanto não abandona os apegos desordenados para amar somente a Deus. É isso que Santo Agostinho nos inspira a fazer para que também possamos encontrar a verdadeira felicidade.
- Veja também: Frase de São João Paulo II sobre a vocação.
Frase de Santo Agostinho sobre a inquietação
Santo Agostinho, ao refletir sobre a inquietação do coração humano, disse: “Fizeste-nos, Senhor, para Ti, e inquieto está o nosso coração enquanto não repousa em Ti”.
Reflita. A falsa liberdade, proclamada nos grandes meios de comunicação atualmente e idolatrada por grande parte da humanidade, acaba tornando escravos aqueles que abrem mão da verdade por um prazer entorpecente, que cega a visão espiritual. Quem, pela graça de Deus, consegue despertar deste estado sonolento, passa a enxergar a existência com um novo brilho, o brilho que vislumbrou Santo Agostinho, o brilho da santidade, o brilho da alegria celeste.
Quem foi Santo Agostinho?
Aquele que viria a ser o grande Santo Agostinho nasceu em Tagaste, província romana situada na Numídia (hoje conhecida como Argélia), no ano de 354 d.C. Sua mãe, hoje venerada como Santa Mônica, zelou sempre pela sua conversão. Pouco se sabe sobre seu pai, que até então era um pagão infiel.
Agostinho foi instruído, ainda em Tagaste, nas artes liberais e posteriormente, completaria sua formação retórica e literária. Todos esses estudos fizeram com que ele procurasse mais e mais uma falsa liberdade, que o acabou levando para um caminho de escravidão no pecado.
Pecados contra a castidade, seitas supersticiosas, tudo isso tomou uma grande parte da vida de Agostinho, entretanto, seu coração continuava expansivo. Ele queria respostas mais concretas, mas sólidas.
Foi com essa mesma procura expansiva de seu coração que a Verdade foi pouco a pouco modelando o caminho de Agostinho para o cristianismo. Verdade esta que entraria de maneira penetrante em seu interior e que pediria um sim daquele que um dia fora escravo de suas próprias paixões2.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. FONSECA, A. O. Frase de Santo Agostinho sobre a inquietação. Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qjhsnd9n0b8. Acesso em: 18 de abril de 2024.
2. MBC. Frases de Santo Agostinho. Minha Biblioteca Católica. Disponível em: https://bibliotecacatolica.com.br/blog/devocao/frases-de-santo-agostinho/. Acesso em: 19 de abril de 2024.