A Bíblia é a Palavra de Deus, mas é preciso ir além do óbvio para penetrarmos neste mistério. Imagine um Deus que se revela, vai ao encontro do seu povo e fala palavras de vida eterna. Este é o nosso Deus, o único e verdadeiro Deus, criador do céu e da terra. Que possamos buscar um conhecimento mais aprofundado do que Ele nos diz.
- Veja também: Frei Gilson e Dom José Falcão mostram que a Palavra de Deus é luz para os nossos passos.
A Bíblia é a Palavra de Deus
No vídeo a seguir1, Frei Gilson e Dom José Falcão se unem para deixar claro que a Bíblia é a Palavra de Deus, entrando em detalhes que os padres não conseguem tocar nas homilias. Prepare-se para uma verdadeira aula das Sagradas Escrituras. Assista:
Deus se revela
A Constituição Dogmática Dei Verbum2, do Concílio Vaticano II, nos ensina: “Aprouve a Deus. na sua bondade e sabedoria, revelar-se a Si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade (cfr. Ef. 1,9), segundo o qual os homens, por meio de Cristo, Verbo encarnado, têm acesso ao Pai no Espírito Santo e se tornam participantes da natureza divina (cfr. Ef. 2,18; 2 Ped. 1,4). Em virtude desta revelação, Deus invisível (cfr. Col. 1,15; 1 Tim. 1,17), na riqueza do seu amor fala aos homens como amigos (cfr. Ex. 33, 11; Jo. 15,1415) e convive com eles (cfr. Bar. 3,38), para os convidar e admitir à comunhão com Ele. Esta «economia» da revelação realiza-se por meio de ações e palavras intimamente relacionadas entre si, de tal maneira que as obras, realizadas por Deus na história da salvação, manifestam e confirmam a doutrina e as realidades significadas pelas palavras; e as palavras, por sua vez, declaram as obras e esclarecem o mistério nelas contido. Porém, a verdade profunda tanto a respeito de Deus como a respeito da salvação dos homens, manifesta-se-nos, por esta revelação, em Cristo, que é, simultaneamente, o mediador e a plenitude de toda a revelação”.
Reflita. Não seria uma grande desfeita quando um Deus se revela e é ignorado pelo objeto de seu amor? Pois bem, a humanidade é objeto do amor de Deus e tem ignorado a Revelação, vivendo de maneira oposta aos ensinamentos do Senhor. Que o Espírito Santo de Deus toque em nossos corações para buscarmos a conversão diária e uma melhor compreensão das coisas do alto.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. AZEVEDO, G. S. P; BARROS, J. F. F. A Bíblia é a Palavra de Deus | Força de Deus | #03. Frei Gilson / Som do Monte – OFICIAL. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nU8-N4Hc5_U. Acesso em: 16 de abril de 2024.
2. PAPA PAULO VI. CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA DEI VERBUM SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA. Vatican. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651118_dei-verbum_po.html. Acesso em: 16 de abril de 2024.