O Catecismo da Igreja Católica admite que nossa linguagem sobre Deus é limitada
Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre como é limitada a nossa linguagem sobre Deus.
O Catecismo da Igreja Católica admite que nossa linguagem sobre Deus é limitada
O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 40, ensina: “Uma vez que nosso conhecimento de Deus é limitado, também limitada é nossa linguagem sobre Deus. Só podemos falar de Deus a partir das criaturas e segundo nosso modo humano, limitado de conhecer e de pensar”.
Reflita. Em sua sabedoria e humildade, a Igreja Católica reconhece que nossa linguagem é insuficiente para penetrar na infinita grandeza de Deus. Não seria petulante uma humanidade que consegue estudar apenas uma pequena porcentagem da criação, dizer que o Criador não existe? Quando olhamos uma obra de arte, logo imaginamos que algum artista a criou, mesmo sem vê-lo. Por que não acreditaríamos que Deus, o grande artista, é o autor da grande obra da criação?
- Estude os outros parágrafos do Catecismo da Igreja Católica aqui: Catecismo da Igreja Católica com comentários e reflexões.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.