Ícone do site Altair Fonseca

O Catecismo da Igreja Católica defende o diálogo com outras religiões, com a filosofia, com a ciência e com os não crentes e ateus

A importância do diálogo com todos

A importância do diálogo com todos

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre a necessidade do diálogo com outras religiões, com a filosofia, com a ciência e com os não crentes e ateus.

O Catecismo da Igreja Católica defende o diálogo com outras religiões, com a filosofia, com a ciência e com os não crentes e ateus

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 39, ensina: “Ao defender a capacidade da razão humana de conhecer a Deus, a Igreja exprime sua confiança na possibilidade de falar de Deus a todos os homens e com todos os homens. Esta convicção está na base de seu diálogo com as outras religiões, com a filosofia e com as ciências, como também com os não crentes e os ateus”.

Reflita. Em tempos de extremismos e falta de diálogo, é muito importante relembrar o ensinamento da Igreja Católica, pautado no diálogo com todos. Quando não conseguimos nem ouvir o ponto de vista de quem pensa diferente, não podemos dizer que estamos evoluindo como seres humanos. Conheçamos a nossa fé, dialoguemos com todos e nos respeitemos mutuamente. Que tal tentarmos fazer a nossa parte?

Busquemos o diálogo com todos

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

Sair da versão mobile