Ícone do site Altair Fonseca

É possível conciliar casamento e negócios? Uma conversa inspiradora com um psicólogo e dois casais

Conciliando o casamento e os negócios

Conciliando o casamento e os negócios

A jornada empreendedora é muitas vezes caracterizada por desafios, inovação e determinação. Agora, imagine enfrentar esses desafios ao lado do seu cônjuge. Você consegue imaginar a possibilidade de conciliar o casamento e os negócios, sem deixar de lado a vida espiritual, a educação dos filhos e a segurança financeira? Encontrar o equilíbrio neste aspecto é a luta de muitas famílias e precisamos refletir mais profundamente sobre isso.

Família, dom de Deus

São João Paulo II1, na Exortação Apostólica Familiaris Consortio, disse: “É a aliança com a sabedoria divina que deve ser mais profundamente reconstituída na cultura moderna. De tal Sabedoria cada homem foi feito participante pelo mesmo gesto criador de Deus. E é só na fidelidade a esta aliança que as famílias de hoje estarão em grau de influenciar positivamente na construção de um mundo mais justo e fraterno”.

Reflita. Você tem pensado na sua família, na sua vocação? É tarefa urgente que olhemos com especial atenção para nossas responsabilidades vocacionais no lar e na sociedade, para que sejamos verdadeiramente sal da terra e luz do mundo. Equilibrar os deveres espirituais e materiais não é tarefa fácil mas, para isso, contamos sempre com a graça de Deus.

Cuidemos das nossas famílias

Na riqueza e na pobreza: como conciliar casamento e negócios?

Você conhece algum casal empreendedor? Eles têm se tornado cada vez mais presentes no cenário empresarial, unindo suas paixões, habilidades e visões para criar empreendimentos bem-sucedidos. No entanto, essa dinâmica exige estabelecer limites claros entre a vida pessoal e profissional. Afinal, o equilíbrio entre esses dois aspectos é essencial para evitar que o envolvimento com a empresa consuma a rotina conjugal e familiar. Sabemos que muitos casais vivem essa realidade e, outros, já consideraram trabalhar em conjunto com o marido ou a esposa, mas acabaram não levando a ideia adiante por receio dos impactos e dúvidas que permeiam essa decisão: como fica a divisão de tarefas? E a questão financeira? Como o negócio interfere na criação dos filhos?

Uma aprofundada reflexão sobre este tema foi feita no Tertúlia Podcast2, que contou com a participação de dois casais que sabem muito bem como conviver com os prós e contras de ter uma empresa familiar: Silvio Medeiros é diretor de cinema, publicitário graduado pela PUC-PR e ganhador dos mais importantes prêmios internacionais da área, como o Leão de Cannes. Também é fundador do Diário Desescolar, em conjunto com sua esposa Karen Mortean, com quem tem 5 filhos. Karen é enfermeira e pós graduada em Educação pela UFPR. No Diário Desescolar, ela e seu marido desenvolvem todo o tipo de material para pais que desejam educar seus filhos na modalidade domiciliar. Matheus Bazzo Malgarise é fundador da Minha Biblioteca Católica, Peregrino App e Lumine. Casado com Julia Sondermann e pai de 2 filhos. Julia é graduada em Realização Audiovisual na Universidade do Vale dos Sinos, com Especialização em Direção, Produção, Direção de Fotografia e Som. Co-fundadora, diretora e roteirista da Lumine. A condução dessa conversa — que rendeu muitos aprendizados! — fica por conta do host, Jota Borgonhoni. Assista:

NA RIQUEZA E NA POBREZA: COMO CONCILIAR CASAMENTO E NEGÓCIOS? Tertúlia Podcast #20

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. PAPA JOÃO PAULO II. EXORTAÇÃO APOSTÓLICA FAMILIARIS CONSORTIOVatican. Disponível em: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_exhortations/documents/hf_jp-ii_exh_19811122_familiaris-consortio.html. Acesso em: 2 de abril de 2024.

2. BAZZO, M.; MEDEIROS, S.; MORTEAN, K.; SONDERMANM, J. NA RIQUEZA E NA POBREZA: COMO CONCILIAR CASAMENTO E NEGÓCIOS? Tertúlia Podcast #20. Tertúlia. Disponível em: https://youtu.be/s3y6B1eMKog?si=Wtmz16y7kFSvYEe6. Acesso em: 2 de abril de 2024.

Sair da versão mobile