Ícone do site Altair Fonseca

O Catecismo da Igreja Católica explica como o ser humano diz ser falso aquilo que não quer que seja verdadeiro

As pessoas que fogem da verdade

As pessoas que fogem da verdade

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre como o ser humano diz ser falso aquilo que não quer que seja verdadeiro.

O ser humano diz ser falso aquilo que não quer que seja verdadeiro

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 37, ensina: “Todavia, nas condições históricas em que se encontra, o homem enfrenta muitas dificuldades para conhecer a Deus apenas com a luz de sua razão: ‘Embora a razão humana, falando simplesmente, possa realmente com suas forças e sua luz natural chegar ao conhecimento verdadeiro e certo de Deus único e pessoal, que sustém e governa o mundo com sua providência, bem como ao conhecimento da lei natural, impressa pelo Criador em nossas almas, não são poucos, todavia, os obstáculos que impedem a razão de fazer o uso eficaz e frutuoso dessa sua capacidade natural. De fato, as verdades que se referem a Deus e às relações entre os homens e Deus são verdades que transcendem por completo a ordem das coisas sensíveis e, quando entram na prática da vida e a enformam, exigem sacrifício e abnegação própria. Ora, o entendimento humano encontra dificuldades na aquisição de tais verdades, quer pela ação dos sentidos e da imaginação, quer pelas más inclinações nascidas do pecado original. Isso faz com que os homens, em semelhantes questões, facilmente se persuadam de ser falso e duvidoso o que não querem que seja verdadeiro’2“.

Reflita. A pior covardia que existe é a daqueles que ignoram todas as realidades que confrontam seus gostos pessoais. Para não sair da sua zona de conforto, tem muita gente mimada que enxerga como inimigos todos que pensam diferente e propõem soluções que exigem esforço e mudança de vida. Isso explica porque Jesus Cristo e todos os seus verdadeiros seguidores foram e continuam a ser perseguidos. Que Deus ilumine a nossa inteligência para que cheguemos ao conhecimento da verdade.

A covardia de quem não aceita a verdade

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

2. Pio XII, Enc. Humani Generis: DS 3875.

Sair da versão mobile