O Catecismo da Igreja Católica mostra do que o ser humano é capaz por ter sido criado à imagem de Deus
Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre uma incrível capacidade do ser humano, criado à imagem de Deus.
O ser humano foi criado à imagem de Deus
O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 36, ensina: “‘A santa Igreja, nossa mãe, sustenta e ensina que Deus, princípio e fim de todas as coisas, pode ser conhecido, com certeza, pela luz natural da razão humana, a partir das coisas criadas’2. Sem esta capacidade, o homem não poderia acolher a revelação de Deus. O homem tem esta capacidade por ser criado ‘à imagem de Deus’3.
Reflita. Embora muita gente esteja caindo na loucura de tratar animais irracionais com mais empatia do que tratam os pobres e marginalizados, precisamos entender que o ser humano tem grande dignidade e é a obra mais amada da criação. Por ter sido criado à imagem e semelhança de Deus, só o ser humano é capaz de se comunicar com Ele e perceber sua presença a partir das coisas criadas.
- Estude os outros parágrafos do Catecismo da Igreja Católica aqui: Catecismo da Igreja Católica com comentários e reflexões.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.
2. DF, c. 2: DS 3004; cf. Ibid., De Revelatione, cânon 2: DS 2026; DV, 6: AAS 58 (1966) 819.
3. Cf. Gn 1,26.