O Catecismo da Igreja Católica ensina que a beleza das criaturas aponta para o Criador
Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre como a beleza das criaturas refletem a grandeza do Criador.
- Veja também: O Catecismo da Igreja Católica ensina os caminhos para alcançar o conhecimento de Deus.
A beleza das criaturas aponta para o Criador
O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 32, ensina: “O mundo: a partir do movimento e do devir, da contingência, da ordem e da beleza do mundo, pode-se conhecer a Deus como origem e fim do universo.
São Paulo afirma a respeito dos pagãos: ‘o que de Deus se pode conhecer é a eles manifesto, já que Deus mesmo lhes deu esse conhecimento. De fato, as perfeições invisíveis de Deus o — não somente seu poder eterno, mas também a sua eterna divindade — são percebidas pelo intelecto, através de suas obras, desde a criação do mundo’ (Rm 1,19-20).2
Diz Santo Agostinho: ‘Interroga a beleza da terra, interroga a beleza do mar, interroga a beleza do ar que se dilata e se difunde, interroga a beleza do céu, […] interroga todas estas realidades. Todas elas te respondem: olha-nos, somos belas. Sua beleza é um hino de louvor (confessio). Essas belezas sujeitas à mudança, quem as fez senão o Belo (Pulcher), não sujeito à mudança?3“.
Reflita. Você costuma ter tempo para respirar fundo, relaxar, admirar uma bela paisagem ou simplesmente olhar para o céu, perceber a mudança das estações, o clima, enfim, toda a grandeza daquilo que te cerca? Já parou para pensar que o ser humano, ao longo de toda a história, nunca conseguiu criar uma matéria a partir do nada? Ele só consegue transformar elementos já existentes, mas criar do nada e organizar de maneira milagrosa para que tenha vida e exista, somente Deus pode.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
Referências:
1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.
2. Cf. At 14,15,17; 17.27-28; Sb 13,1-9.
3. Santo Agostinho, Sermão 241. 2: PL, 38, 1134.